Itens e adereços da organizada foram proibidos

O Athletico tomou decisão sobre a torcida organizada Os Fanáticos nesta segunda-feira (1). Itens e adereços relacionados a to não terão a permissão de entrar no estádio do time. A decisão foi anunciada por meio de nota divulgada pelo clube e vale para os próximos três jogos na Arena da Baixada.

A justificativa foi a invasão de campo, arremesso de objetos e líquidos, além de brigas entre integrantes da organizada. Os atos aconteceram na partida contra o Corinthians, na última quarta-feira (27), quando o CAP perdeu por 1 a 0, dentro de casa.

Houve a denúncia contra o clube por conta das atitudes ocorridas. A decisão proibi bandeiras, faixas, caveiras, instrumentos musicais de percussão e outros itens similares em qualquer setor da Arena. A nota também menciona arremesso de sinalizadores em partida contra o Cuiabá, no dia 16 de agosto.

Jogos da proibição

Os próximos três jogos do Athletico como mandante são todos pela Série B. Com três partidas seguidas fora de casa, a punição começa a ser aplicada apenas no dia 21. O confronto será contra o Vila Nova, no dia 19h (horário de Brasília), pela 27ª rodada.

Depois, no dia 27, pela 29ª rodada, recebe o Operário. E o último jogo da proibição será somente no dia 14 de outubro, pela 32ª rodada, contra o Avaí. Todos os outros duelos são como visitante.

Torcida durante partida entre Athletico-PR e Corinthians no estadio Arena da Baixada pelo campeonato Copa Do Brasil 2025. Foto: Luis Garcia/AGIF

Denúncias contra o Athletico

As atitudes da torcida do Athletico geraram denúncias. Segundo o ge, o clube ainda não foi intimado sobre a partida contra o Corinthians. No entanto, já foi informado que a Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) protocolou a denúncia.

A ação é feita com base no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), o mesmo aplicado para a denúncia do confronto com o Cuiabá. “Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: desordens em sua praça de desporto; invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo; e lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo.”