São Paulo confirma oficialmente retorno

O São Paulo confirmou, nas últimas horas da janela de transferências, o retorno de Emiliano Rigoni ao Morumbis. O atacante argentino chega por empréstimo até dezembro, respaldado pelo técnico Hernán Crespo, com quem já trabalhou em sua primeira passagem pelo clube. Entretanto, o contrato prevê cláusula de renovação até 2026 caso algumas metas de desempenho sejam atingidas.

Nesse primeiro momento, o Tricolor aguarda apenas a oficialização do registro no BID da CBF para que o atleta fique apto a estrear. Conforme números levantados pelo Sofascore, sua última temporada pelo León, do México, apresentou baixo rendimento.

Nesse sentido, foram 18 jogos, oito como titular, apenas um gol e uma assistência. A cada 341 minutos Rigoni participou de uma jogada decisiva, finalizou 11 vezes e acertou apenas três chutes no alvo, com eficiência limitada em dribles e criação de jogadas.

Números de Rigoni com a camisa do tricolor

Contudo, a realidade foi bem diferente quando vestiu a camisa do São Paulo sob o comando de Crespo, em 2021. Em 25 partidas, sendo 22 como titular, ele somou dez gols e cinco assistências, participando de um lance decisivo a cada 121 minutos. Sua média de finalizações e aproveitamento nos dribles também foi superior, confirmando que o estilo de jogo do argentino encaixava melhor no sistema proposto pelo treinador.

Portanto, a diretoria entende que o retorno do atacante pode ser estratégico, mesmo diante de um cenário financeiro desafiador. O Lance! apurou que as negociações seguiram a política salarial mais enxuta do clube, sem comprometer as contas. Rigoni, inclusive, já havia deixado claro em visitas ao CT a vontade de voltar a atuar no Tricolor.

São Paulo anunciando Rigoni. Foto: perfil do São Paulo no ‘X’.

Jogador saiu do São Paulo em 2021

Vale lembrar que o argentino defendeu o São Paulo em 2021 e foi vendido em julho de 2022 ao Austin FC, dos Estados Unidos, por cerca de US$ 4 milhões (aproximadamente R$ 20,8 milhões na época). Agora, o reencontro com Crespo pode ser determinante para que Rigoni retome o bom futebol apresentado em sua primeira passagem pelo Morumbis.

Com esse retorno, o São Paulo aposta não apenas na qualidade técnica de Rigoni, mas também na sintonia que o jogador já demonstrou com Hernán Crespo em sua primeira passagem. A expectativa da diretoria e da torcida é que o argentino reedite as boas atuações de 2021 e se torne peça fundamental para o time na sequência da temporada.