O lateral-esquerdo Kauã Prates está perto de deixar o Cruzeiro. O jogador de 17 anos chegou a um acordo com o Borussia Dortmund, da Alemanha, segundo informação do jornalista alemão Patrick Berger, da Sky Sports.

No entanto, o Cruzeiro recusou a primeira proposta do clube alemão de quase 10 milhões de euros (cerca de R$ 62 milhões) para vender Kauã Prates. As negociações entre os clubes estão em curso.

“O Borussia Dortmund está pressionando para contratar Kauã Prates para o verão [europeu]. O Borussia Dortmund fez uma oferta oficial de pouco menos de €10 milhões, mas o Cruzeiro a rejeitou. As negociações estão em andamento“, começou Berger, em sua conta oficial no X, antigo Twitter.

“Já existe um acordo verbal entre Prates e Borussia Dortmund. O defensor brasileiro está interessado em se juntar ao Dortmund. Os dirigentes Ricken e Kehl, juntamente com o departamento de olheiros, o consideram um jogador de grande potencial”, revelou o jornalista.

Kauã Prates recebeu chances com Tite

Nas rodadas iniciais do Campeonato Mineiro, Tite escalou um time alternativo e pôs Kauã Prates como titular nos dois primeiros compromissos da Celeste em 2026. Na estreia, o lateral marcou o gol cruzeirense na derrota para o Pouso Alegre por 2 a 1, o seu primeiro gol pela Raposa.

MG – BELO HORIZONTE – 10/01/2026 – MINEIRO 2026, CRUZEIRO X POUSO ALEGRE – Kaua Prates jogador do Cruzeiro durante partida contra o Pouso Alegre no estadio Mineirao pelo campeonato Mineiro 2026. Foto: Gilson Lobo/AGIF

Reserva em 2025

Na última temporada, Kauã Prates virou reserva imediato de Kaiki na lateral esquerda do Cruzeiro em 2025. Cria da Toca, o jovem participou de 12 jogos com o então técnico Leonardo Jardim, sendo sete como titular.

Opinião da redação do Antenados

De fato, a saída de Kauã Prates parece ser apenas uma questão de tempo no Cruzeiro. Revelação da base, o lateral já vem atraindo olhares da Europa há algum tempo. O Dortmund pode ser um bom lugar para seguir no seu desenvolvimento. Desta vez, vai ser difícil Pedrinho segurar o jogador.