Grêmio fica distante de Matheus Gonçalves

Neste fim de semana, Cruzeiro e Grêmio se enfrentam pelo Campeonato Brasileiro. Entretanto, o confronto entre mineiros e gaúchos não se limita ao gramado. Fora das quatro linhas, a Raposa tomou a dianteira e está muito próxima de fechar a contratação de Matheus Gonçalves, jovem promessa do Flamengo e nome que também interessava ao Tricolor.

Segundo informações do jornalista Cahê Mota, do portal Globo Esporte, o Rubro-Negro aceitou a proposta cruzeirense para negociar 50% dos direitos econômicos do atacante de 19 anos. A oferta feita pelo clube mineiro gira em torno de 3,5 milhões de euros, valor equivalente à cerca de R$ 22,7 milhões.

Cruzeiro e Flamengo ainda acertam os últimos detalhes para oficializar a transferência. O jogador já acertou salários com o clube celeste, e as partes discutem agora a forma de pagamento. Inicialmente, a diretoria cruzeirense manifestou interesse em adquirir 70% dos direitos do atleta, mas o clube carioca busca manter uma porcentagem maior sobre o jovem.

Desejo era por empréstimo

Diante desse cenário, as chances de o Grêmio concretizar a contratação praticamente desapareceram. Isso porque a diretoria tricolor havia sinalizado o desejo de contar com o jogador apenas por empréstimo, proposta menos atrativa para o Flamengo.

Em 2025, Matheus Gonçalves disputou 13 partidas pelo clube carioca, com dois gols marcados. Desde que foi promovido ao elenco principal, soma seis gols em 52 jogos com a camisa rubro-negra.

Grêmio estava interessado em Matheus Gonçalves. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

Situação do adversário do Grêmio

Por outro lado, o Cruzeiro chega com moral para o duelo contra o Grêmio. Durante a pausa provocada pelo Mundial de Clubes, a equipe treinada por Leonardo Jardim realizou dois amistosos contra adversários argentinos. Primeiro, perdeu por 1 a 0 para o Defensa y Justicia e, na sequência, venceu o Banfield pelo mesmo placar.

Atualmente, o time mineiro ocupa a vice-liderança da Série A com 24 pontos, mesma pontuação do Flamengo, mas com desvantagem no saldo de gols. Por fim, vale destacar a campanha é sólida: sete vitórias, três empates e apenas duas derrotas, além de 17 gols marcados e oito sofridos, o que representa um aproveitamento de 66%.