Flamengo se movimenta no mercado e mira reforço colombiano

A nova janela de transferências do futebol brasileiro em 2025 se abre nesta quarta-feira (10 de julho) e vai até 2 de setembro. O Flamengo já está agindo nos bastidores para fortalecer o elenco. Após encaminhar a chegada do atacante irlandês Mikey Johnston, o clube carioca também volta suas atenções para o meio-campista colombiano Jorge Carrascal, atualmente no Dínamo Moscou. No entanto, as negociações têm sido mais difíceis do que o esperado.

Apesar de já haver um acerto com Carrascal, o Flamengo preferiu tratar com prudência a investida no jogador antes da disputa do Mundial de Clubes da Fifa. A diretoria rubro-negra avaliou que o Dínamo estava tentando inflacionar o valor do atleta por conta da vitrine internacional do torneio. Com isso, os dirigentes decidiram pisar no freio e aguardar um momento mais favorável para avançar nas tratativas.

Carrascal, por sua vez, aproveitou o período da Data Fifa de junho para se juntar à seleção colombiana nos duelos contra Peru e Argentina. Depois disso, entrou de férias aguardando um desfecho positivo da negociação, com expectativa de não precisar retornar à Rússia. No entanto, sem acordo fechado, o meia acabou voltando ao país e foi incluído na lista de relacionados para os amistosos do clube russo.

“Pode ser o Carrascal ou outro Carrascal qualquer”

Em entrevista concedida ao ge, o diretor executivo de futebol do Flamengo, José Boto, comentou a situação sem entregar detalhes:
“Como vocês sabem, eu não costumo falar de negociações porque isso prejudica. Não é por nenhum fetiche. E depois, se não acontece a negociação, porque muitas vezes achamos que está fechado, aí acontece qualquer coisa, acaba por causar alguma desilusão na torcida do que em nós. Por isso não gosto de falar em nomes, pode ser o Carrascal ou outro Carrascal qualquer (risos).”

De acordo com informações de bastidores, a proposta rubro-negra gira em torno de 12 milhões de euros (aproximadamente R$ 76,4 milhões) pagos em parcelas. O Dínamo, no entanto, deseja 15 milhões de euros (R$ 95,5 milhões) e ainda exige garantias bancárias o que trava o avanço da negociação.

Relação desgastada por caso Varela complica situação

Além das dificuldades financeiras, há um fator extracampo que pesa nas conversas: o desgaste causado pela transferência de Guillermo Varela. Em 2022, o lateral uruguaio se juntou ao Mengão após utilizar a “cláusula de guerra” mecanismo da Fifa que permitia a suspensão de contratos com clubes da Rússia e Ucrânia em razão do conflito entre os países. Posteriormente, como o contrato com o Dínamo já estava próximo do fim, o Flamengo o contratou em definitivo sem custos.

Nos bastidores do clube carioca, o discurso é que a gestão atual não é a mesma de 2022 e que a diretoria russa deveria compreender isso. Ainda assim, essa rusga antiga permanece viva e pode estar influenciando diretamente na rigidez do Dínamo nas tratativas por Carrascal.

No amistoso contra o Partizan, o colombiano começou no banco de reservas, mas foi acionado no segundo tempo e participou da vitória por 3 a 1. Ele também deve estar presente na partida desta terça-feira (9) contra o Akhmat, enquanto o Campeonato Russo tem início marcado para o dia 20 de julho. A novela, no entanto, ainda está longe do fim.