Detalhes do acordo
O Cruzeiro segue ativo no mercado da bola em busca de reforços para o técnico Tite, visando a montagem do elenco para a temporada de 2026. Uma das prioridades da diretoria é a contratação do zagueiro Vitão, do Internacional, que, segundo o jornalista André Hernán, está em negociações avançadas e muito próximo de se tornar reforço da Raposa.
Agora, novos detalhes do negócio vieram à tona. De acordo com informações do Globo Esporte, o Cruzeiro vai desembolsar cerca de 7 milhões de euros (R$ 46 milhões na cotação atual) para adquirir 80% dos direitos econômicos do defensor.
Além do valor financeiro, a negociação envolve a troca de jogadores entre os clubes. O zagueiro João Marcelo, de 25 anos, será cedido em definitivo ao Internacional. Outro nome envolvido é o meio-campista Japa, de 21 anos, cria da base do Cruzeiro. O jogador será emprestado ao Colorado por uma temporada.
Situação da dupla
João Marcelo teve poucas oportunidades nesta temporada, atuando em apenas seis partidas, com 332 minutos em campo, e estava fora dos planos da comissão técnica para o próximo ano.
Já Japa, apesar de ser visto internamente como promissor, não conseguiu se firmar no time principal e disputou apenas cinco partidas, somando 187 minutos em campo. A avaliação da diretoria é de que o atleta precisa de mais tempo de jogo para evoluir e se valorizar.
As tratativas pela contratação de Vitão estão em fase final, e a expectativa é de que o zagueiro seja anunciado oficialmente pelo Cruzeiro nos próximos dias. Na disputa pelo defensor, a Raposa superou a concorrência de clubes como Flamengo, Palmeiras e o Benfica, de Portugal.
Opinião do Antenados no Futebol
O negócio é considerado bastante positivo para o Cruzeiro. Além de investir um valor expressivo em um zagueiro já consolidado na Série A, o clube consegue se desfazer de um defensor que não vinha sendo utilizado e ainda proporciona ao jovem Japa a chance de ganhar minutos e se valorizar ao longo da próxima temporada.
