O Botafogo iniciou uma nova fase nos bastidores ao intensificar a busca por um treinador. Contudo, a saída de Martín Anselmi, após um curto período no comando, acelerou o processo e obrigou o clube a agir rapidamente no mercado.

Portanto, desde a demissão, a diretoria passou a analisar uma série de nomes para assumir o cargo. Entre os mais bem avaliados internamente estão Juan Pablo Vojvoda, Hernán Crespo, Fernando Diniz e Tite, embora outras opções também estejam sendo consideradas no processo.

Além disso, foi somente nos últimos dias que o clube efetivamente iniciou contatos diretos. Representantes de Hernán Crespo e Tite foram procurados para conversas iniciais, com o objetivo de entender cenários e possíveis condições de negociação.

Botafogo avalia custos e perfil antes de avançar

Nesse sentido, a estratégia do Botafogo passa por um primeiro contato para avaliar valores, expectativas e planos de carreira dos treinadores. Entretanto, no caso de Tite, há um obstáculo claro: o técnico não demonstra interesse neste momento, em assumir um clube no futebol brasileiro.

Por outro lado, um nome que também circula nos bastidores é o de Franclim Carvalho. O profissional, que trabalhou como auxiliar de Artur Jorge, tem o desejo de assumir uma equipe como treinador principal, o que agrada parte da diretoria.

Dessa forma, o clube segue um modelo estruturado na escolha do comandante. Desde o fim de 2024, o Botafogo criou um banco de dados com perfis de treinadores, avaliando características e estilos de jogo. Ainda assim, a crise financeira e os problemas extracampo geram insegurança, dificultando a atração de nomes de peso.

Opinião do Antenados do Futebol

Diante desse cenário, fica evidente que o Botafogo vive um momento delicado não apenas dentro de campo, mas principalmente fora dele. Dessa forma, a escolha do novo treinador será decisiva para definir os rumos do clube na temporada. Contudo, sem estabilidade financeira e política, até mesmo nomes renomados tendem a recuar, o que pode obrigar o clube a apostar em alternativas menos consolidadas.