De olho em reforços para 2026

O Atlético-MG não fez a temporada dos sonhos em 2025, muito pelo contrário. Desse modo, a diretoria analisa o mercado da bola em busca de uma pequena reformulação para o ano que vem. A ideia é liberar alguns nomes para abrir espaço para novos reforços.

É o caso do atacante João Marcelo, de 20 anos, que foi contratado após se destacar com a camisa do Guarani. No entanto, não conseguiu dar uma grande resposta no Atlético-MG. Por isso, está de saída da equipe mineira.

Atlético-MG acerta venda de João Marcelo e valor chama atenção

De acordo com o jornalista Venê Casagrande, o Galo acertou a venda de João Marcelo para o Shabab Al Ahli, dos Emirados Árabes, por 2 milhões de euros (aproximadamente R$ 12,9 milhões na cotação atual), à vista.

Em resumo, o Atlético vendeu 70% dos direitos econômicos e manteve 20% do atacante, visando uma venda futura. Vale lembrar que o clube dos Emirados Árabes venceu a concorrência de Santos, Universidad de Chile e Damac pelo atacante.

Como comprou o jogador por aproximadamente R$ 2,7 milhões, o Atlético não só recuperou o investimento como também lucrou com a venda de João Marcelo. Além disso, vai receber toda a quantia à vista, algo que certamente pesou para a decisão de negociar o atleta.

Foto: Pedro Souza/Atlético – João Marcelo durante sua apresentação no Atlético-MG.

Com isso, João Marcelo deixa o Atlético, onde tinha contrato até 2029, com 11 jogos disputados no time profissional, nenhum gol marcado e uma assistência distribuída.

Opinião do Antenados no Futebol

Certamente, o lucro obtido com o negócio empolgou o Atlético, que decidiu vender o centroavante, mas, mesmo assim, a negociação parece precipitada, já que se trata de um jogador que mostra ser muito promissor. É normal um jovem oscilar em seu primeiro ano como profissional, ainda mais após a mudança de um clube menor para um grande.