Ano complicado

O Botafogo vive grande fase sob o comando de Davide Ancelotti e já soma seis jogos sem derrota. A equipe retomou confiança, voltou a apresentar bom futebol e se mantém firme na parte de cima da tabela. No entanto, a temporada do Glorioso também foi marcada por turbulências internas e pela demora na definição de treinadores após a saída de Artur Jorge.

O técnico português deixou o clube no ano passado rumo ao Al-Rayyan, do Catar, e desde então o Botafogo passou por uma sequência de mudanças no comando. Primeiro, optou pela contratação de Renato Paiva, que acabou demitido após o Mundial de Clubes. Depois, a diretoria apostou em Davide Ancelotti, atual responsável pela boa fase alvinegra.

Futuro de Artur Jorge

Mesmo assim, o nome de Artur Jorge voltou a movimentar os bastidores do Botafogo nos últimos dias. De acordo com informações do jornalista Bruno Andrade, no programa “Fala a Fonte”, da ESPN, o treinador estaria interessado em retornar ao futebol brasileiro. Porém, o cenário é complicado.

Isso porque Artur tem contrato com o Al-Rayyan até 2027, o que dificulta uma mudança neste momento. “Sim, Artur Jorge quer voltar. Se dependesse somente dele, ele voltaria. A questão é que ele tem contrato com o Al-Rayyan até junho de 2027. Então, hoje é improvável. Agora, se porventura o Al-Rayyan demiti-lo, ele fica livre no mercado e não fecha as portas para o Brasil, porque o gosto, o sonho, a vontade é de um dia voltar ao Brasil, e não necessariamente para o Botafogo”, disse o jornalista.

“Ele gosta muito do futebol brasileiro. Claro que o Botafogo seria perfeito, o melhor dos dois mundos para o Botafogo e para o Artur Jorge. Mas, sim, há esse interesse [de voltar ao Brasil]. Só que o contrato é até 2027 e a multa rescisória não o permite para já”, completou.

RJ – RIO DE JANEIRO – 08/12/2024 – BRASILEIRO A 2024, BOTAFOGO X SAO PAULO – Artur Jorge tecnico do Botafogo durante partida contra o Sao Paulo no estadio Engenhao pelo campeonato Brasileiro A 2024. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Nas redes sociais, muitos torcedores chegaram a pedir o retorno de Artur Jorge para 2026, principalmente pela incerteza que ainda existe sobre a permanência de Davide Ancelotti para a próxima temporada. O nome do português, inclusive, já foi especulado em outros clubes do país, como o próprio Palmeiras, mas que ainda tenta renovar com Abel Ferreira.

Opinião do Antenados no Futebol

Um eventual retorno de Artur Jorge ao Botafogo seria extremamente positivo, já que o treinador construiu identificação com o clube e marcou um dos períodos mais vitoriosos da história recente alvinegra. No entanto, a relação com a diretoria, especialmente com John Textor, pode ser o principal entrave para qualquer tentativa de reaproximação.