Tetê chega a Porto Alegre e movimenta bastidores do Grêmio

Tetê desembarcou em Porto Alegre na madrugada desta terça-feira (23) e afirmou que está no Rio Grande do Sul para passar as férias de final de ano. O jogador, que negocia com o Grêmio, foi abordado pela imprensa no aeroporto e questionado sobre um possível retorno ao clube que o revelou.

Em um primeiro momento, o atleta desconversou sobre o negócio com o Tricolor. Na sequência, com poucas palavras destacou que as tratativas estão sendo conduzidas por Pablo Bueno, seu empresário, e admitiu alegria pelo carinho recebido da torcida gremista durante o desembarque.

Para contratar Tetê, o Grêmio precisará desembolsar cerca de 5 milhões de euros ou negociar um empréstimo com obrigação de compra. Essas são as condições impostas pelo clube grego para liberar o atacante que atualmente utiliza a camisa 10 no futebol europeu.

Negociação tem respaldo de Luís Castro e entraves contratuais

A direção gremista já trabalha há algumas semanas no possível retorno do jogador. Tetê conta com o respaldo do técnico Luís Castro, com quem trabalhou na Ucrânia, em 2019, durante a passagem pelo Shakhtar Donetsk. Os próximos dias são considerados decisivos, já que o atleta precisa retornar à Grécia para apresentação marcada para o dia 29 de dezembro.

De acordo com informação de Saimon Bianchini, do Zero Hora, o Grêmio já fez contato inicial e demonstra interesse na contratação do meio-campista revelado pelo próprio Imortal, que hoje defende o Panathinaikos. Aos 25 anos, Tetê soma passagens por clubes como Shakhtar Donetsk, Lyon, Leicester City e Galatasaray, além do Panathinaikos, onde atua desde julho de 2024. Com Luís Castro, na Ucrânia, foram 70 jogos, com 17 gols e dez assistências.

Direção avalia modelo de negócio enquanto técnico ironiza busca por camisa 10

Segundo apuração de Saimon Bianchini, o Grêmio estuda qual modelo de proposta é mais viável: compra definitiva, aquisição de direitos econômicos ou empréstimo. O longo contrato com o Panathinaikos, válido até junho de 2028, além da alta participação em jogos e do bom histórico físico, são fatores que pesam na negociação.

Tetê do Panathinaikos é desafiado por Sveinn Gísli Thorkelsson do Vikingur durante a partida de segunda mão do play-off da Liga UEFA Europa Conference League 2024/25 entre Panathinaikos FC e Vikingur no Centro Atlético Olímpico de Atenas Spyridon Louis em 20 de fevereiro de 2025 em Atenas, Grécia. (Foto de Milos Bicanski/Getty Images)

Em entrevista coletiva, Luís Castro chegou a ironizar a busca por um grande nome para o meio-campo e mencionou a possibilidade de tentar um jogador de camisa 10 ou 14. “Que que eu vou dizer? (Risos) Posso dizer? (Dirigente responde que não). (..) Eu vou dizer. (Novos risos) Vamos jogar sem camisa 10 (Ironizou). O camisa 10 pode ter a camisa 14 nas costas. Vamos tentar. Vamos tentar? (Perguntou olhando para o dirigente – Antônio Dutra Jr).”, afirmou o treinador.

Enquanto avalia reforços, o Grêmio também encaminha saídas no elenco. Arezo deve ser novamente emprestado ao Peñarol, do Uruguai, com vínculo até o fim de 2026, encerrando um ciclo que não estava nos planos do clube para a próxima temporada.