Domínio brasileiro na competição continental

O futebol brasileiro vai conquistar a Libertadores pela sétima vez seguida. Visto que com a classificação do Palmeiras após uma virada histórica em cima da LDU na última quinta-feira (30), houve a definição da final entre a equipe paulista e o Flamengo, que eliminou o Racing na outra semifinal.

Com isso, o Brasil será o país do campeão da Libertadores de 2025, algo que vem acontecendo desde 2019. A decisão está marcada para acontecer no dia 29 de novembro no Estádio Monumental de Lima, no Peru.

Presidente da CBF avalia final da Libertadores no Brasil

No entanto, após a definição da final brasileira, Samir Xaud, presidente da CBF, sugeriu a possibilidade de tentar trazer a partida para o Brasil, caso Flamengo e Palmeiras mostrem interesse nisso. No entanto, deixou claro que a decisão é da Conmebol.

“Por enquanto, é Lima. É uma competição organizada pela Conmebol. Com essa final brasileira agora nós vamos poder ver a possibilidade de vir para o Brasil. Isso se os clubes tiverem interesse. Se os clubes se manifestarem, tiverem a intenção, a CBF pode ajudar nessa interlocução com a Conmebol. Mas deixando claro que a competição é organizada pela Conmebol, então ela define”, disse.

O presidente da CBF ainda revelou duas possibilidades para acontecer a final no Brasil: Belém e Brasília. A princípio, segundo Samir, as duas cidades se ofereceram para sediar a decisão da Libertadores.

Samir Xaud, presidente da CBF, antes da partida entre a Seleção Brasileira Feminina e Japão em amistoso. Foto: Fabio Giannelli/AGIF

“Foram as duas cidades que se ofereceram, que se manifestaram. Mas a gente tem que aguardar os clubes se manifestarem em relação a isso, se tem esse desejo ou não. E se tiver esse desejo, a CBF como instituição máxima do futebol brasileiro, vai encabeçar isso e ajudar nesse diálogo”, completou.

O que a Conmebol pensa da mudança?

Apesar das declarações de Samir, a Conmebol não deve mudar a final da Libertadores, que já está definida para acontecer no Peru. Inclusive, a confederação já iniciou as pré-inscrições para a venda de ingressos da decisão.