O Botafogo estreia na Libertadores nesta quarta-feira (18) às 21h30 (horário de Brasília), fora de casa diante do Nacional Potosí, da Bolívia. A partida vale pelo confronto de ida da segunda rodada eliminatória, fase conhecida como pré-Libertadores.

Um fator preocupante para o Botafogo na partida é a altitude de Potosí, localizada a 4.000 metros acima do nível do mar. O zagueiro Alexander Barboza comentou a situação, até porque o Glorioso foi eliminado da Libertadores de 2025 nas oitavas de final contra a LDU, também na altitude.

Sem Arthur Cabral e Danilo, desta vez o clube aposta na experiência do técnico Martín Anselmi para ter melhor sorte na ‘montanha’. Apesar do pouco tempo como treinador, o argentino conhece o futebol sul-americano e tem bom retrospecto comandando equipes na altitude. 

Aproveitamento de Anselmi na altitude pode ser trunfo para o Botafogo

Uma reportagem do Globo Esporte trouxe os números de Anselmi na altitude de Quito, capital do Equador onde o Botafogo foi eliminado na última Libertadores. Ao todo, o treinador disputou 31 jogos: 22 vitórias, três empates e apenas cinco derrotas na cidade equatoriana, cuja altitude é de 2.850 metros, quando treinava o Independiente Del Valle.

Martin Anselmi tecnico do Botafogo durante partida contra o Flamengo no estadio Engenhao pelo campeonato Carioca 2026. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Além disso, Anselmi também trabalhou no Cruz Azul, clube da Cidade do México, que fica a 2.250 metros acima do nível do mar. Totalizando os números, o atual técnico do Botafogo soma 91 jogos: 56 vitórias, 16 empates e 19 derrotas na altitude, ostentando um aproveitamento de 67,4%, segundo dados do ge.

Vale frisar que, no ano da conquista da América em 2024, o Botafogo também estreou na altitude da Bolívia. Naquela ocasião, o Alvinegro encarou o Aurora pela pré-Libertadores na cidade de Cochabamba, que tem uma altitude de 2.570 metros. Lá, empate em 1 a 1 e uma goleada do Glorioso no Nilton Santos, 6 a 0.

Opinião do Antenados no Futebol

A altitude de Potosí é um dos maiores desafios para o Botafogo nesta estreia, mas os números de Anselmi mostram que o clube pode ter motivos para confiar. O aproveitamento expressivo do treinador em cidades elevadas indica que ele sabe como preparar suas equipes para esse tipo de situação extrema, mas agora na condição de visitante.