Inter quer divisão de título de 2005

Nos últimos dias, saíram diversas notícias de que o Internacional irá seguir com a ideia de dividir o título do Brasileirão de 2005 com o Corinthians. Nos bastidores, o clube gaúcho tem reunido documentos e declarações sobre a polêmica do Campeonato Brasileiro daquele ano.

O escândalo da Máfia do Apito, segundo o Colorado, tirou a conquista que seria do time. Partidas foram anuladas, por conta de manipulação de resultados. Em documentário do Sport, o árbitro Edilson Pereira de Carvalho admitiu: “Eu mudei o campeão brasileiro. Sem a máfia do apito, a equipe campeã seria o Internacional, o campeão seria o Internacional.”

Presidente do time paulista na épica, Alberto Dualib, também afirmou que o título seria gaúcho: “Ganhou, mas se não fosse a merda da anulação dos 11 jogos, nós estávamos fora. O campeão de fato e direito seria o Internacional.” O áudio da fala foi reproduzido no documentário. Recentemente, até mesmo Craque Neto fez a afirmação, mas voltou a atrás.

Clube contrata perito para analisar jogos

O Internacional decidiu que irá buscar a reivindicação do título de 2005 na CBF. No entanto, não planeja retirar a conquista do Corinthians, e sim dividir. Para embasar o pedido na confederação, o clube está perto de contratar um ex-árbitro, que teria a tarefa de analisar as decisões de Edilson Pereira de Carvalho.

O objetivo, segundo o ge, seria mostrar que não houve impacto no resultado dos jogos do Colorado e do Alvinegro que foram anulados. Recentemente, após o lançamento do documentário Máfia do Apito, o conselheiro Leonardo Aquino foi quem pediu para que o Inter buscasse o reconhecimento.

O presidente Alessandro Barcellos permitiu e, desde então, o clube tem trabalhado para isso. Por enquanto, há apenas a coleta de documentos, depoimentos e até jurisprudências. Não há prazo para quando o dossiê será levado para a CBF.

Tinga, ex-Internacional, teve pênalti não marcado em partida decisiva do Brasileirão de 2005. Foto: Maxi Franzoi/AGIF

Mirassol x Internacional

Na atual temporada, o Internacional não está na disputa pelo título. Em 15º lugar, o Colorado está com 32 pontos, sete a mais que o 17º colocado. Nesta quarta-feira (15), enfrenta o Mirassol, fora de casa, pela 28ª rodada do Brasileirão.