O Grêmio confirmou, em nota oficial nesta segunda-feira, uma baixa significativa em seu setor defensivo. Erick Noriega sofreu uma lesão de alta complexidade no tornozelo esquerdo, caracterizada por uma ruptura completa do ligamento tíbio-fibular anteroinferior e uma ruptura parcial do ligamento talofibular anterior.
Fora de 2025
O meia/defensor já iniciou o tratamento intensivo sob a supervisão do departamento de fisioterapia do clube. A natureza da contusão, no entanto, projeta um longo período de recuperação. Conforme padrões do futebol profissional para esse tipo de lesão, o tempo de reabilitação varia entre três e seis meses.
Diante desse prognóstico, a expectativa é que Noriega não consiga retornar aos gramados antes do encerramento da temporada de 2025. A ausência modifica a composição da linha defensiva do Imortal, que contava com o jogador como uma alternativa consistente ao longo do ano.
A reabilitação será dividida em etapas, começando pela redução do inchaço e o restabelecimento progressivo da mobilidade articular. Posteriormente, o foco será na recuperação de força, estabilidade e resistência na região lesionada.
O retorno aos treinos com bola dependerá da evolução do atleta, mas o cronograma de tratamento inviabiliza sua participação nos compromissos da temporada.
Retorno próximo
Por outro lado, Carlos Vinícius deverá voltar a ter maior minutagem na equipe. O atacante, que entrou no decorrer da partida contra o Botafogo e marcou um gol, tem chances de ser utilizado como titular no próximo confronto do Grêmio.
O técnico Mano Menezes explicou a gestão do tempo de jogo do atleta, citando a necessidade de recuperação plena: “Carlos Vinícius não conseguiu fazer a recuperação na íntegra, então a escolha foi deixar ele fora. Conversei com ele, e concordamos que entrar na segunda parte do jogo seria mais interessante. Não tinha condições de jogar muito mais.”
