Arthur é do Grêmio!

Arthur é oficialmente jogador do Grêmio. O Tricolor Gaúcho anunciou a contratação do meio-campista nesta quinta-feira (28). Campeão da Libertadores da América de 2017, o jogador retorna aos 29 anos, emprestado pela Juventus.

Cria das categorias de base do time porto-alegrense, o jogador assinou contrato com o Imortal até junho de 2026. Há a possibilidade do compromisso ser prorrogado até o final da próxima temporada.

O clube gaúcho iniciou o anúncio com uma imagem de um trono, em referência ao apelido Rei Arthur, além das taças conquistadas pelo atleta. Também constaram os clubes da carreira do volante. Em vídeo divulgado pelo Tricolor, o jogador falou sobre a decisão de voltar ao Brasil.

“Minhas raízes são aqui no Grêmio. Quando surgiu o primeiro interesse, conversamos, era uma situação complicada, dependia um pouco da Juventus. Tinha outras propostas melhores para a Juventus e para mim. Eu bati o pé para voltar porque é minha casa. Conversei bastante com eles, falei do meu interesse em voltar para o Grêmio e aqui estou”, comentou para a Grêmio TV.

Quinto reforço

Na atual janela de transferências, Arthur é o quinto reforço anunciado pelo Grêmio. Antes, a equipe porto-alegrense havia anunciado o zagueiro Fabián Balbuena, o centroavante Carlos Vinicius, o lateral-direito Marcos Rocha e o volante Erick Noriega.

Arthur em ação na sua primeira passagem pelo Grêmio. (Foto: Lucas Uebel/Getty Images)

Europa

Arthur deixou o Tricolor Gaúcho rumo ao Barcelona, da Espanha, em março de 2018. Para contar com os serviços do meio-campista, os catalães desembolsaram R$ 120 milhões. Após duas temporadas, foi vendido à Juventus.

Na Europa, passou por duas cirurgias. Uma no joelho direito, enquanto estava na Juventus, e outra na coxa esquerda, no Liverpool, time para o qual foi emprestado. Cada lesão o afastou mais de dois meses, fazendo com que ele perdesse espaço em ambos os clubes.

Após se recuperar, foi emprestado para a Fiorentina, entre 2023 e 2024, e na sequência ao Girona. Antes, treinou um semestre em separado. No time espanhol, entrou em campo 15 vezes em 2025, a última delas em 25 de maio.