Athletico-PR e Chapecoense de volta à elite do futebol brasileiro

A temporada de 2026 do futebol feminino brasileiro nem começou, mas já está dando o que falar. Além das mudanças no calendário feitas pela CBF, alguns clubes terão que voltar a ter equipes femininas.

No último domingo (23), Athletico-PR e Chapecoense garantiram a sua vaga na elite do futebol masculino brasileiro. Então, enquanto os outros dois clubes que também subiram, Coritiba e Remo, já tem equipes femininas, o clube paranaense e catarinense precisaram retomar os seus projetos.

O Athletico-PR tinha uma equipe de futebol feminino, tendo até mesmo sido vice-campeão do Brasileirão Feminino A2 em 2022. Entretanto, acabou encerrando o projeto em 2024, mesmo sendo um time competitivo.

Por outro lado, a Chapecoense também tinha uma boa equipe de futebol feminino. Entretanto, o clube encerrou suas atividades em 2021, quando disputava o Brasileirão Feminino A2.

Brasileirão Feminino 2026 terá mais clubes e jogos – Foto: Reprodução/CBF

Aumento do investimento no futebol feminino

As duas equipes retornam à elite do futebol masculino brasileiro e isso também gera impacto no futebol feminino. Então, com a chegada da Copa do Mundo Feminina 2027 ao Brasil, alguns clubes têm aumentado o investimento na categoria. Assim, além de outros gigantes do futebol feminino terem aumentado o investimento no futebol feminino, outros clubes também vem montando times femininos. 

Além de já existirem clubes que investem especificamente no futebol feminino como o Realidade Jovem, o Mirassol é outra equipe que precisa montar uma equipe feminina se quiser disputar a Libertadores 2026.

Brasileirão Feminino de cara nova

O Brasileirão Feminino vem passando por mudanças, tendo na próxima edição 18 equipes e em 2027 terá 20. Dessa forma, Athletico-PR e Chapecoense podem ser equipes que daqui a alguns anos voltem a brilhar não só no futebol masculino como pode aparecer também entre os principais clubes do futebol feminino brasileiro.