Crise Institucional no Corinthians

Na manhã desta terça-feira (13), o apresentador Benjamin Back fez duras declarações sobre o momento turbulento vivido pelo Corinthians. Em seu canal no YouTube, o “Canal do Benja”, ele não economizou palavras ao analisar a profunda crise que envolve o clube tanto nos bastidores quanto na estrutura administrativa.

Durante sua fala, Benja foi direto ao ponto ao dizer: “O Corinthians precisa ser refundado. Não é exagero. O Corinthians está em processo de falência moral e financeira. É um escândalo atrás de outro. Hoje (terça), o Edgard Soares, que o Augusto teve a coragem de colocar como diretor de marketing, colocou semana passada, até ele pediu afastamento.” A declaração veio logo após a confirmação da saída de Edgard Soares, mais um nome a deixar a direção do clube.

Saídas em série e clima de instabilidade

Edgard Soares, que além de conselheiro vitalício do Corinthians, foi responsável por redigir o pedido de impeachment contra o atual presidente, ocupou brevemente o cargo de diretor de marketing. Durante seu curto período na função, demitiu dois nomes de peso: Vinicius Manfredi (superintendente de marketing) e Sandor Romanelli (superintendente comercial).

A gestão de Augusto Melo, que assumiu o clube no início de 2024, já viu 19 profissionais deixarem cargos de liderança. O cenário indica uma clara desorganização interna, que tem causado revolta entre torcedores e figuras históricas ligadas ao Timão.

Benja não parou por aí

Benja, que já foi conselheiro do Timão e conhece os corredores do Parque São Jorge, não escondeu sua frustração: “É só rolo, falcatrua, esquema… Dívida que não para de crescer. Não vou nem falar do time dentro de campo porque é o menor dos problemas. Acabaram com o Corinthians.”

Ele relembrou sua saída em 2005 e comparou a situação de então com a atual, afirmando que, mesmo diante de um histórico conturbado, o clube conseguiu piorar: “Eu fui conselheiro do Corinthians, eu sai em 2005… Eu afirmo pra vocês e garanto: o Corinthians conseguiu piorar o que já era ruim. O Corinthians da porta pra fora é gigante. Mas da porta pra dentro, é minúsculo.”

Enquanto a crise política e administrativa consome os bastidores, a equipe profissional ainda tenta manter o foco no futebol. No entanto, como o próprio Benja destacou, os problemas extracampo têm ganhado muito mais destaque do que os resultados dentro das quatro linhas.