Triunfo sofrido do Ceará

Em jogo válido pela última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste, o Ceará venceu de virada o já eliminado Sampaio Corrêa por 2 a 1 neste sábado (7), no estádio Castelão, em São Luís. O time maranhense abriu o placar com Alan Stence no início do segundo tempo, mas Pedro Raul, de pênalti, e Galeano garantiram a virada e a classificação do Vozão para as quartas de final. Com o resultado, o time de Léo Condé chegou aos 13 pontos e ficou na 3ª colocação do Grupo B.

Desde o apito inicial, o Ceará tomou a iniciativa da partida. Com mais posse de bola, volume ofensivo e presença constante no campo adversário, o time criou boas chances para abrir o placar ainda na etapa inicial. No entanto, parou nas grandes defesas do goleiro Renan Rinaldi, que se destacou com intervenções seguras e garantiu o 0 a 0 no intervalo. O Sampaio, por outro lado, pouco ameaçou e se limitou a se defender.

Com a necessidade da vitória para garantir a classificação sem depender de outros resultados, o Ceará voltou do vestiário pressionando. Mas, ironicamente, quem balançou as redes primeiro foi o time da casa. Aos 4 minutos do segundo tempo, Gabriel Fontes fez cruzamento preciso e Alan Stence apareceu para completar e abrir o placar para o Sampaio Corrêa, que jogava apenas para cumprir tabela.

Vôzão reagiu, mas Condé e cia foram detonados

Mesmo em desvantagem, o Vozão não se abateu. Seguiu atacando e, aos 30 minutos, conquistou o empate com Pedro Raul, que converteu cobrança de pênalti após Fernandinho ser derrubado por Dedé dentro da área. Sete minutos depois, veio a virada: Nicolas cruzou da esquerda, Matheus Araújo desviou de leve e Galeano apareceu livre para finalizar na saída do goleiro adversário e fazer 2 a 1.

Apesar da classificação, a atuação do Ceará foi alvo de muitas críticas por parte da torcida. Nas redes sociais, sobrou para o técnico Léo Condé. “Fora Condé. Trabalho bateu no teto, sofreu para um time reserva da 4ª divisão”, escreveu um torcedor. Outro disparou: “Essa vitória era obrigação. Não é para comemorar. Tem jogador que não pode vestir essa camisa”. A instabilidade do time no segundo tempo também foi lembrada: “Exceto contra o Botafogo, o Ceará do Léo Condé sempre começa melhor do que termina”.

Próximo duelo do Ceará na Copa do Nordeste

Com a vitória e os demais resultados da rodada, o Ceará terminou a fase de grupos na 3ª colocação do Grupo B, com 13 pontos, e vai enfrentar o Sport, vice-líder do Grupo A, no duelo das quartas de final. Já o Sampaio Corrêa se despede da competição de forma melancólica: foi o lanterna do grupo, com apenas 2 pontos em oito jogos.

Agora, o desafio do técnico Léo Condé é reorganizar emocionalmente e taticamente a equipe para a fase decisiva. O duelo contra o Sport promete ser mais exigente, e a pressão da torcida não dá sinais de trégua. Mesmo com a vaga garantida, o Ceará ainda parece estar devendo futebol — e confiança — para seu torcedor.