Fluminense e Bahia se enfrentaram nesta quinta-feira (28) pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O Tricolor das Laranjeiras perdeu para o Esquadrão de Aço por 1 a 0.
Como foi o jogo
Renato Gaúcho escalou o Fluminense no esquema 4-3-3 para enfrentar o Bahia, com Everaldo centralizado no ataque, enquanto Canobbio e Kevin Serna atuaram mais abertos e com liberdade de movimentação. A proposta buscava explorar a velocidade pelos lados e oferecer maior presença ofensiva no campo adversário.
O primeiro tempo foi equilibrado, mas com poucas chances claras de gol para ambos os lados. O Esquadrão começou melhor, explorando principalmente o lado esquerdo do ataque, mas encontrou dificuldades nas infiltrações e na aceleração das jogadas. A torcida tricolor baiana, impaciente, passou a demonstrar irritação nos minutos finais da etapa inicial, especialmente diante de erros em decisões ofensivas. Na melhor oportunidade criada pelo time da casa, Jean Lucas acertou a trave em um chute de fora da área.
O Nense cresceu na reta final do primeiro tempo. Com a marcação ajustada, a equipe carioca conseguiu neutralizar Everton Ribeiro e colocou Hércules na cola de Jean Lucas, o que reduziu a efetividade do setor de criação do Bahia. Controlando a posse de bola, o Flu chegou a balançar as redes com Kevin Serna, mas o gol foi anulado por impedimento. Pouco depois, Canobbio obrigou o goleiro Ronaldo a fazer grande defesa em finalização perigosa. Na segunda etapa, os nordestinos reagiram e abriram o placar com Luciano Juba, aos 40 minutos,
Outra preocupação do Flu ficou por conta da lesão de Samuel Xavier, que precisou ser substituído ainda na etapa inicial. O jogador será reavaliado pelo departamento médico para saber a gravidade do problema.
Nas redes sociais, os torcedores tricolores criticaram a atuação de Everaldo. Em uma atuação apagada, o atacante permaneceu em campo por 77 minutos no duelo entre Fluminense e Bahia, antes de ser substituído por Germán Cano. Durante o tempo em que esteve em campo, o camisa 9 finalizou duas vezes com perigo, mas sem acertar o alvo, e teve nota 6.7 no SofaScore.
Ao todo, Everaldo participou de 26 ações com a bola, acertou 10 dos 16 passes que tentou e perdeu a posse em 12 ocasiões. Com pouca efetividade ofensiva, acabou sendo substituído na etapa final em busca de mais presença no ataque.
Próximo compromisso
O Fluminense retorna a campo diante do Santos, no próximo domingo (31), na Vila Belmiro, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 16h. Os cariocas estão na nona colocação com 27 pontos conquistados.
