Divulgação do áudio ocorre após lance decisivo
A CBF divulgou o áudio completo da análise do VAR no lance mais polêmico de Corinthians x Cruzeiro, válido pela semifinal da Copa do Brasil. Aos quatro minutos do segundo tempo, Kaio Jorge recebeu lançamento de Lucas Silva, avançou nas costas da zaga e rolou para Arroyo marcar, em jogada inicialmente anulada pelo bandeirinha por impedimento, mas validada após checagem do vídeo.
Durante a revisão, os árbitros de vídeo analisaram minuciosamente duas situações de possível impedimento, com traçagem de linhas e avaliação do ponto de contato com a bola, até a confirmação da legalidade do gol cruzeirense.
VAR: É fino tá? Você vê o impedimento 2. Gol. Varreu o APP, tá?
VAR: Decisão do campo impedimento. Pega as duas situações, mas eu estou marcando outra, a primeira.
VAR: É fino, é fino. Vamos dar a linha tá? Segue, segue. Pede de trás pra frente, traça a linha.
VAR: A gente checa as duas. Nós vamos traçar a linha, só um minuto.
VAR: Outra pela invertida esquerda. Vamos traçar a primeira tá? A segunda está OK. Vamos traçar a primeira. Ok. Aí tá o ponto zero. Perfeito.
VAR: Vai traçar uma linha. Ponta do pé do jogador.
VAR: Isso, é a ponta do pé. Tá triangulado aqui tá?
VAR: Ok, pode marcar, é a ponta do pé.
VAR: E a ponta do pé desse aqui?
VAR: Exato. Ok. Traça e faz da outra também. Aumenta. Tá ok. Ok. Abre, abre. Vamos pra outra. Perfeito.
VAR: Deixando seguir essa linha também. Perfeito. Vamos traçar a segunda linha, tá? Vamos traçar a segunda linha. A primeira está habilitada. A primeira está habilitada. Vamos traçar a segunda. A primeira está legal. É a bola, tá?
VAR: A base é o pé de trás, está na linha da bola. Estou triangulado aqui. Para a direita, para a esquerda, está ok? Para a direita, para a esquerda.
VAR: Está ok. Abre, abre. Quero ver o domínio dele.
VAR: Pode deixar seguindo, não. Está ok. Perfeito, confirmado.
VAR: Volta a marcação.
VAR: Deixando seguir.
VAR: E o domínio dele aqui atrás.
VAR: Decisão do campo: Impedimento.
VAR: Conclusão: Decisão factual, gol legal.
Classificação do Corinthians veio nos pênaltis
Apesar da validação do segundo gol do Cruzeiro, o Corinthians garantiu a vaga na final da Copa do Brasil. O time paulista perdeu por 2 a 1 no tempo normal, mas levou a decisão para os pênaltis por ter vencido o jogo de ida por 1 a 0, no Mineirão, e contou com brilho do goleiro Hugo Souza nas cobranças.
Na disputa, o Timão levou a melhor e assegurou presença na decisão nacional, mantendo vivo o sonho do título mesmo após forte pressão do Cruzeiro durante os 90 minutos na Neo Química Arena.
Outro lance polêmico não teve intervenção do VAR
Ainda no primeiro tempo, André Ramalho e Kaio Jorge disputaram uma bola, e o atacante do Cruzeiro caiu no gramado. Os jogadores do Cabuloso pediram cartão vermelho, mas o árbitro Rodrigo José Pereira de Lima não marcou falta grave, e o VAR também não recomendou revisão no lance.
Com a classificação definida, o Corinthians agora enfrenta o Vasco.
