O Campeonato Brasileiro de 2026 terá tecnologia igual a do Campeonato Inglês

Já de olho na próxima temporada do futebol brasileiro, a CBF tem anunciado uma sequência de mudanças que podem fazer grande diferença para a melhoria do jogo. Entre eles está o impedimento semi-automático, que será implementado na próxima edição do Brasileirão.

Para isso, o presidente Samir Xaud buscou uma referência no assunto. Fechando acordo com a Genius Sports, empresa que fornece a tecnologia para a Premier League. Liga que é referência no mundo inteiro quando assunto é arbitragem e a forma no qual o VAR é conduzido.

Usando cerca de 30 iPhones 16 Pro (que devem ser atualizados para o 17 Pro), os celulares são responsáveis por reproduzir uma réplica digital do jogo, através das suas gravações em 4k a 100 frames por segundo. Determinando automaticamente o ponto do corpo do atleta mais próximo a linha de fundo.

Diretor da Genius Sports falou sobre os benefícios

O diretor de arbitragem da empresa britânica, Harry Lennard, apresentou os detalhes desse novo modelo que será implementado no futebol brasileiro. Destacando as melhorias que ele vai trazer para os atletas, além de aumentar a credibilidade da informação e das decisões dos árbitros acerca da partida.

Acho que a maior vantagem é restaurar o fluxo natural da informação: a bola entra, uma decisão é feita, o VAR faz a decisão, o VAR passa ao juiz que diz ao mundo. No sistema atual, quando você está desenhando as linhas, as pessoas de casa conhecem a decisão antes de que as pessoas no gramado saibam. Nosso sistema tenta restaurar o fluxo natural de informação e compartilhar e dar decisões mais rápidas, mais confiáveis e com mais credibilidade.”, afirmou.

John Brooks checa o VAR em partida entre Newcastle e Chelsea. (Photo by George Wood/Getty Images)

Opinião do Antenados no Futebol sobre a implementação

É evidente que o futebol brasileiro precisa de mudanças drásticas quando nos relacionamos à arbitragem. Certamente, o impedimento semi-automático chega para somar muito e dar ainda mais rotatividade para os jogos. Visto que, muitas decisões demoram para ser tomadas pelos juízes.

Diversas formas de aumentar o nível da arbitragem brasileira estão sendo debatidos pela entidade, juntamente dos clubes. Com novas tecnologias implementadas, a tendência é de que o volume de reclamações com a arbitragem diminua no decorrer das próximas temporadas, caso essas tecnologias sejam utilizadas de maneira correta.