Pênalti nos acréscimos muda o jogo

O Corinthians empatou com o Internacional em 1 a 1 no Beira-Rio, pela 26ª rodada do Brasileirão, após um pênalti cometido por Cacá no último lance. O Timão havia saído na frente com Gui Negão e administrava o resultado até os acréscimos, quando o zagueiro puxou Bruno Henrique dentro da área. Após revisão no VAR, o árbitro Rodrigo José Pereira Lima assinalou a penalidade, convertida por Carbonero. O resultado deixou o Corinthians estacionado com 30 pontos, na 13ª colocação. Mais do que o empate, a atuação de Cacá virou tema de críticas pesadas de torcedores e jornalistas, que apontaram o defensor como responsável direto pela perda de dois pontos.

Atuação contestada e falta de ritmo

Ao lado de Gustavo Henrique e Angileri no trio defensivo, Cacá sofreu desde o início da partida com a movimentação de Carbonero. Ainda no primeiro tempo, recebeu cartão amarelo por falta no colombiano. A situação piorou nos acréscimos, com o pênalti decisivo.

O jogador não começava uma partida como titular havia quase dois meses, desde o empate com o Fortaleza em 3 de agosto. Nesse período, entrou em campo em apenas três jogos, dez minutos contra Flamengo e Palmeiras, e 45 minutos diante do Athletico-PR, pela Copa do Brasil. Contratado em definitivo nesta temporada, o zagueiro soma 29 jogos (25 como titular) e dois gols marcados em 2025.

Protestos e pedidos de saída

A repercussão foi imediata. O jornalista André Rizek criticou a manutenção do defensor no elenco: “É isso que dá manter um jogador como o Cacá no elenco. Uma hora precisa usar… E faz esse pênalti ridículo aos 48 do 2o tempo. Ele chama encrenca. Ps: os ótimos Romulo Mendonça e Rafael Oliveira alertaram para os riscos de manter o atleta em campo. Deu nisso: empate do Inter.”

Nas redes sociais, parte da Fiel pediu a saída imediata do atleta. “Cacá e Félix são dois atletas que simplesmente nunca mais podem pisar em campo com a camisa do Corinthians. Um foi deixado de lado, mas o outro continua sendo opção por teimosia de treinador e falta de planejamento da diretoria. São jogadores que SEMPRE vão jogar pontos fora”, escreveu Henrique José 🏹 (@henriquejos19). “Só voltem aqui quando for pra anunciar a rescisão do Cacá”, publicou Aaluraah (@aaluraah).

Pressão aumenta antes de novo desafio

Outros torcedores também se manifestaram contra o defensor. “Cacá e Félix Torres nem deveriam ser mais jogadores do Corinthians. Nem culpo tanto assim o Dorival, o time vem jogando bem na medida do possível, mas são muitas mancadas que não podem acontecer. Fora que nem citei os ROUBOS inacreditáveis que a arbitragem vem fazendo. -2 hoje.”, disse GbraZ (@BrazGust). “quero o cacá fora do Corinthians”, reforçou Thais (@thaiselivros).

SP – SAO PAULO – 28/09/2025 – BRASILEIRO A 2025, CORINTHIANS X FLAMENGO – CACA jogador do Corinthians disputa lance com Giorgian de Arrascaeta jogador do Flamengo durante partida no estadio Arena Corinthians pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Joisel Amaral/AGIF

“É simples. A torcida do Corinthians não tolera mais os seguintes jogadores serem RELACIONADOS: TALLES, CACÁ, FELIX TORRES. Improvisa, usa o Sub fralda, dane se. Mas não vai mais relacionar. Chega. Não dá mais.”, escreveu Diego Lima (@Diegosaid31).

Sob forte pressão, Cacá segue à disposição de Dorival Júnior para o próximo compromisso do Corinthians, contra o Mirassol, neste sábado (5), às 21h, na Neo Química Arena, pela 27ª rodada do Brasileirão. A atuação do zagueiro será observada de perto, já que a paciência da torcida parece ter chegado ao limite.