Vasco perto do Z4, enquanto Santos se afasta

A 24ª rodada do Campeonato Brasileiro trouxe novidades na luta contra o rebaixamento. O Vasco se manteve perto do Z4, enquanto o Santos conseguiu se afastar da briga pela queda à Série B. O Atlético-MG, por sua vez, não consegue sair da crise e vê o fantasma do rebaixamento cada vez mais próximo.

Devido ao empate com o Flamengo por 1 a 1, o Vasco permaneceu na 16ª coloação e chegou a 24 pontos, apenas dois acima do Vitória (22), o primeiro dentro da zona de rebaixamento. Por isso, continua com uma probabilidade alta de cair: 29.5%, segundo cálculos do Departamento de Matemática da UFMG.

Já o Santos respirou de alívio com a vitória no clássico diante do São Paulo por 1 a 0. O Peixe ultrapassou o Galo e atingiu os 26 pontos, estando na 14ª colocação. O risco de queda ainda não é desprezível: 15.8%, o segundo maior entre aqueles que não estão dentro do Z4.

Atlético-MG preocupa e Internacional entra no radar

O Atlético-MG não consegue afastar a crise e alcançou o sexto jogo consecutivo sem vencer no Brasileiro, após a derrota para o Botafogo por 1 a 0. A má fase o fez estacionar nos 25 pontos e descer a 15ª colocação, a 3 pontos do Vitória – apesar de ter dois jogos a menos do que os baianos. Sendo assim, atingiu os 15.1% de chance de rebaixamento no Brasileiro.

Já o Internacional, que demitiu Roger Machado pela derrota no GreNal por 3 a 2 em pleno Beira-Rio, vê um aumento na sua probabilidade de queda: 13.9%. O Colorado ocupa a 13ª colocação, com 27 pontos – ultrapassado pelo Grêmio, agora, em 12º com 28 pontos. Ceará (10.0%), Corinthians (8.1%), Grêmio (7.0%), Bragantino (4.8%) e Fluminense (1.3%) têm menos chances de caírem.

RS – PORTO ALEGRE – 21/09/2025 – BRASILEIRO A 2025, INTERNACIONAL X GREMIO – Johan Carbonero jogador do Internacional lamenta durante partida contra o Gremio no estadio Beira-Rio pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Liamara Polli/AGIF

Como estão Sport, Fortaleza, Juventude e Vitória?

O Sport é considerado um virtual rebaixado com 90.5% por estar longe de deixar a última posição, apesar da primeira vitória em casa no Brasileiro contra o Corinthians por 1 a 0. Em 19º, o Fortaleza continua bastante ameaçado com 80.2%, após ser goleado pelo Palmeiras por 4 a 1.

Logo acima, o Juventude (18º), que perdeu para o Mirassol por 2 a 0, se encontra com melhores perspectivas de deixar a degola, com 57.7% e um jogo a menos do que o Vitória. A equipe baiana caiu em casa para o Fluminense por 1 a 0 e está com 66.0% de chance de queda.