Problemas visíveis ainda permanecem no Galo

O Atlético-MG vive má fase no Campeonato Brasileiro: falhas graves que custam pontos, especialmente na organização defensiva, nas bolas paradas e na finalização nos momentos decisivos das partidas.

Esses problemas estiveram muito evidentes contra o Cruzeiro, quando o time mostrou volume de posse, mas pouco jogo inteligente, falta de objetividade e desgaste emocional após sofrer o primeiro gol.

No último sábado (20), contra o Botafogo, até mesmo os jogadores reconheceram a falta de trabalho em campo e a possível melhora da equipe para as próximas partidas, especialmente a disputa da Sul-Americana.

O que muda com a chegada de Sampaoli

Desde a chegada de Sampaoli, o time aparece uma postura diferente: ele já cobrou maior concentração nos treinos, aumento de atenção nas jogadas de bola parada (um problema antigo do time) e melhora na preparação física para suportar momentos de pressão.

MG – BELO HORIZONTE – 14/09/2025 – BRASILEIRO A 2025, ATLETICO-MG X SANTOS – Sampaoli tecnico do Santos durante partida contra o Atletico-MG no estadio Arena MRV pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Fernando Moreno/AGIF

Apesar disso, a torcida ainda pede por mais especificidades no Galo: os atletas de base, como Iseppe, por exemplo, poderiam fazer parte do reforço do novo comando. Após o jogo contra o Botafogo, Victor Bagy comentou sobre essa questão.

Outra frente de promessa de melhora é o ataque: o treinador busca variar fontes de criação, explorar infiltrações e distribuir responsabilidades ofensivas, para que não repouse tudo em momentos individuais.

Os desgastes são uma preocupação recorrente, como Arana e Scarpa, que ficaram de fora da titularidade do último jogo. Esse fator também merece trabalho por parte do técnico, que acabou por se explicar na decisão.