Cruzeiro aparece como favorito no clássico mineiro

Os comentaristas Gustavo Zupak e André Kfouri, da ESPN, colocaram o Cruzeiro como favorito para vencer o Atlético-MG no clássico mineiro desta quarta-feira (15), às 21h30, na Arena MRV, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. A análise dos jornalistas destacou as diferenças entre os trabalhos das duas equipes e o momento técnico de cada uma.

Zupak foi o primeiro a avaliar o cenário e apontou superioridade no modelo de jogo do Cruzeiro. “Mesmo jogando fora de casa, eu vejo o Cruzeiro como favorito para este duelo. É um time pronto, um time encaixado, mesmo com a ausência do Fabrício Bruno. O Galo tem mais problemas que o Cruzeiro, o Galo não é melhor nem tem um trabalho mais desenvolvido do que o Cruzeiro,” afirmou o comentarista, reforçando que o time celeste se apresenta mais organizado coletivamente.

Atlético de Sampaoli vive fase irregular no Brasileirão

A análise de André Kfouri foi na mesma linha, reforçando o contraste entre os dois clubes, especialmente em termos de planejamento e constância. Segundo ele, o Cruzeiro dá sinais de um projeto mais estável e promissor. “É um grande campeonato que o Cruzeiro está fazendo, em termos de perspectivas para os próximos anos, com a sequência do trabalho, o desenvolvimento do time e a manutenção das ideias e o mesmo grupo de jogadores, o ano que vem pode ser muito melhor,” afirmou.

Mesmo reconhecendo o peso emocional de um clássico, Kfouri destacou a diferença na tabela de classificação. “E no confronto direto, é preciso lembrar que o Atlético pode ganhar do Cruzeiro, mas o Cruzeiro tem hoje 20 pontos a mais que o Atlético na classificação: 52 a 32. Isso é uma coisa brutal,” completou o comentarista, sublinhando a disparidade atual entre os rivais.

Sampaoli aposta em força como mandante na Arena MRV

Apesar da boa fase do Cruzeiro, o Atlético-MG aposta na força como mandante sob o comando de Jorge Sampaoli. O argentino tem um histórico expressivo em casa: 27 jogos, 20 vitórias, seis empates e apenas uma derrota, somando um aproveitamento de 81%. Em 2020, foram 22 partidas, com 17 vitórias, quatro empates e uma derrota, enquanto em 2025 o treinador soma cinco jogos, três vitórias e dois empates. Na única derrota, Sampaoli não estava em campo, em 2020, testou positivo para Covid-19 e não acompanhou a equipe na derrota por 2 a 0 para o Athletico-PR no Mineirão. Por outro lado, o Cruzeiro tem sido o maior algoz do Galo na Arena MRV, o adversário que mais venceu o Atlético em seu novo estádio, o que aumenta ainda mais a tensão para o clássico.

Clássico opõe estabilidade celeste e instabilidade alvinegra

MG – BELO HORIZONTE – 11/09/2025 – COPA DO BRASIL 2025, CRUZEIRO X ATLETICO-MG – Hulk jogador do Atletico-MG durante partida contra o Cruzeiro no estadio Mineirao pelo campeonato Copa Do Brasil 2025. Foto: Gilson Lobo/AGIF

O Atlético, comandado por Jorge Sampaoli, busca reencontrar o equilíbrio em uma temporada marcada por altos e baixos. Com apenas 32 pontos e ocupando a 14ª posição na tabela, o Galo tenta afastar-se da zona de rebaixamento e recuperar confiança diante do rival. Já o Cruzeiro, em terceiro com 52 pontos, mantém o foco no G-4 e sonha com vaga direta na Libertadores.

Enquanto Sampaoli tenta ajustar o sistema ofensivo e consolidar uma identidade dentro do elenco, o Cruzeiro chega ao clássico em melhor momento técnico e psicológico. A expectativa é de um confronto de estilos, em que o time de Sampaoli precisa reagir para não ampliar a pressão sobre o trabalho do treinador argentino.