Posição do Fluminense

O Fluminense foi o melhor brasileiro no Mundial de Clubes. O único time do Brasil que avançou para a semifinal do torneio, o Tricolor ficou em 4º lugar no torneio. Com 11 pontos conquistados na fase de grupos, teve dois a menos que o Real Madrid, também eliminado na semi da Copa do Mundo.

Isso, no entanto, não é uma posição oficial da Fifa. O ge seguiu os critérios da entidade para as Copas do Mundo de seleções. As equipes que chegam nas semifinais terminam sempre na 3ª ou 4ª posição, mas não há a disputa pelo 3º lugar, como acontece em algumas competições.

Com 11 pontos, o Fluzão também terminou o Mundial com um saldo de gols de +3. Foram oito tentos marcados, com apenas cinco sofridos. Com os bons números, conseguiu a melhor posição de um clube da América do Sul.

Top 10 do ranking

No ranking feito pelo ge, o Real Madrid chegou aos 13 pontos e ficou em 3º lugar. No top 10, em ordem: Borussia Dortmund, Bayern de Munique, Al Hilal, Palmeiras, Manchester City, e Benfica. Os critérios de desempate são: melhor saldo de gols, mais gols marcados e número de cartões.

O Flamengo e Botafogo foram derrotados ainda nas oitavas de final. Com base no ranking do ge, o Rubro-Negro foi o 11º colocado, enquanto o Alvinegro terminou como o 14º.

Fluminense perdeu para o Chelsea na semifinal. Foto: REUTERS/Lee Smith

Fluminense no Mundial

Com uma excelente participação no Mundial de Clubes, o Fluminense chegou à semifinal. Vindo de um grupo com o Mamelodi Sundowns, Borussia Dortmund e Ulsan Hyundai, o Fluzão não sofreu nenhuma derrota. Fora dois empates e uma vitória, ficando com cinco pontos.

Nas oitavas, uma das maiores surpresas da Copa do Mundo. Jogando muito, o Tricolor eliminou a Inter de Milão, ao ganhar por 2 a 0. Depois, nas quartas, venceu do Al Hilal, por 2 a 1. A primeira derrota foi para o Chelsea, também por 2 a 0.