Edenilson, Villasanti e Alex Santana

Após a pausa para a disputa da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, o Campeonato Brasileiro voltou neste final de semana. O Grêmio, após conquistar a Recopa Gaúcha, volta a campo pela competição nacional de pontos corridos neste domingo (13).

O duelo não será nada fácil, já que irá medir forças com a equipe do Cruzeiro, que atualmente ocupa a segunda posição na tabela do torneio. A bola rola a partir das 20h30 (horário de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte.

Para o confronto, Mano Menezes deve optar por uma formação que traga equilíbrio entre a defesa e o ataque. Com isso, a tendência é que escale uma trinca de volantes: Edenilson, Villasanti e Alex Santana. Cristaldo jogará centralizado no meio de campo criando as jogadas.

Desfalques

Para o importante compromisso do Brasileirão, o Grêmio não contará com jogadores importantes da equipe. Martin Braithwaite, com dores no tornozelo, está fora. Cristian Olivera é outro que não joga, por conta de queimadura no pé. Na lateral-esquerda, Marlon não entrará em campo, pois o Imortal decidiu não pagar a multa de R$ 1,5 milhão ao Cruzeiro para contar com o jogador.

No lugar do centroavante dinamarquês, Mano Menezes deve optar pelo jovem Arezo. Já na lateral-esquerda, não podendo contar com o atleta emprestado pela Raposa, a tendência é que Lucas Esteves assuma a posição.

Edenilson durante jogo do Grêmio. Foto: Maxi Franzoi/AGIF

Jogo difícil para o Grêmio

Além de ser uma partida fora de casa, o Tricolor Gaúcho irá enfrentar um adversário que não perde há 12 jogos. O Cruzeiro vive grande fase na temporada, empolgando seus torcedores, que prometem lotar o Mineirão para incentivar o time.

A ideia de Mano Menezes escalando três volantes, formação que tem sido marca nos jogos como visitante, é fortalecer a marcação no meio-campo e oferecer suporte à zaga, explorando os contra-ataques com velocidade.