Expulsão polêmica em confronto da 37ª rodada do Brasileirão

Palmeiras e Atlético-MG se enfrentaram em um duelo importante válido pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar de vencer o confronto, a arbitragem se destacou no lance da expulsão de Piquerez. Quando a intervenção da equipe do VAR fez com que Rafael Klein trocasse o cartão amarelo por um vermelho.

Decisão que deixou Abel Ferreira revoltado à beira do gramado. Segundo relatado pelo treinador ainda dentro de campo, o lance expôs uma grande falta de critério por parte da arbitragem brasileira. Confira abaixo o áudio disponibilizado pela CBF sobre o que foi debatido na cabine.

Áudio do VAR é disponibilizado pela CBF

VAR: “Recomendo revisão para possível cartão vermelho. O jogador se lança na bola e ele atinge com as chuteiras, com as travas da chuteira a panturrilha o joelho do seu adversário, ok?

Árbitro Rafael Klein: “Tá bem.”

VAR: “Vamos esperar ele por aí, um slow no primeiro, depois velocidade normal e vamos abrir pela do outro lado também. Pela dois.

Árbitro Rafael Klein: “Chegando aqui, tá bem?

VAR: “Pode atender lá?

Árbitro Rafael Klein: “Pode atender.

VAR: “Vou botar o lance pra ti. Tá no ponto de contato, ok? Vou esperar o ponto de contato e depois vou te mostrar o slow, tá bom?

Árbitro Rafael Klein: “Ok. Perfeito. O outro ângulo é melhor ainda.”

VAR: “Mostra o outro ângulo de novo. Esse aí, deixa eu abrir de novo.

Árbitro Rafael Klein: “Ele vem com a perna por cima. Em contato com as travas da chuteira no joelho do jogador do Atlético, tá? Eu vou votar com o cartão vermelho para o número 22.

O arbitro Rafael Rodrigo Klein durante partida entre Bahia e Fortaleza no estadio Arena Fonte Nova pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Jhony Pinho/AGIF

Opinião do Antenados no Futebol sobre a expulsão

Evidentemente, Piquerez foi extremamente displicente ao dar um carrinho com a sola do pé em devida altura. O critério da arbitragem Brasileira nesta temporada é optar pela expulsão em lances como esse. Algo que teve uma interpretação diferente pela arbitragem da CONMEBOL na final da Copa Libertadores, onde Pulgar deveria ser expulso e a decisão foi contestada.

Já sem chances de conquistar o título, o Palmeiras visita o Ceará, no próximo domingo (7), às 16h (horário de Brasília), em confronto que será realizado na Arena Castelão. Vencer fora seria importante para garantir ao menos a segunda colocação, o que dá uma premiação maior.