O Botafogo enfrenta alguns problemas e uma preocupação é a disputa entre John Textor e a Eagle. Em participação no programa Redação Sportv, o jornalista e pesquisador Irlan Simões falou sobre a situação. Ao falar sobre as possibilidades no futuro, apontou a possibilidade de falência da SAF alvinegra:
“Um cenário muito complicado que pode estar e precisa estar em perspectiva é a SAF do Botafogo ser considerada pelo grupo Eagle, pelos controladores da Eagle, como uma SAF que precisa ser liquidada, ir à falência, porque ela é insustentável. Os valores que envolvem a dívida do Botafogo são impagáveis, seja das dívidas antigas, seja das dívidas novas.”
“Isso não pode deixar de estar na perspectiva, porque esse é o cenário que o Botafogo entrou em toda essa discussão de proteger o John Textor na situação onde ele estava descumprindo o contrato. De todo modo, a associação ainda tem alguns documentos que a gente vai acompanhar nos próximos meses.”
No entanto, o pesquisador também apontou que um novo investidor como outro cenário possível. A questão é o acúmulo de dívidas dificulta essa possibilidade: “Existem duas vias do Botafogo nesse momento, a meu ver: ou encontrar um novo investidor, num cenário que não vejo muito interesse, muito menos num clube que já acumula 1 bilhão de dívidas só na SAF, não é dívida da associação.”
Botafogo tenta aporte financeiro
A situação financeira do Botafogo tem sido um problema e o transfer ban sofrido evidenciou ainda mais. John Textor, dono da SAF, tenta um aporte financeiro para pagar a dívida. No entanto, as novas informações são de que ainda não houve um acordo.
Nos bastidores do Fogão, já é trabalhado a possibilidade de a punição ser mantida até o meio do ano, quando abre nova janela. O aporte que Textor queria seria de 50 milhões de dólares, por volta de R$ 264 milhões na cotação atual. Para isso, houve a reunião com a Eagle Football e a Ares.
Contudo, sem o acordo, o Glorioso segue sem dinheiro para pagar a dívida com o Atlanta United. Textor chegou a ser questionado sobre as conversas, mas preferiu não se manifestar sobre o assunto. Segundo o jornalista Matheus Medeiros, o clube carioca contratou uma consultoria financeira.

John Textor dono da SAF do Botafogo antes da partida contra o Vitoria no estádio Engenhão pelo campeonato Brasileiro A 2024. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF
Opinião do Antenados no Futebol
A SAF do Botafogo tem apresentado diversos problemas nos últimos anos. John Textor se tornou o principal nome, mas a torcida tem se irritado cada vez mais com o americano. No momento, a situação tem piorado cada vez mais, com protestos sendo realizados por torcedores no CT. Recentemente, houve novas pichações nos muros do local, com críticas ao empresário.

Veja também
Anselmi define Álvaro Montoro como substituto de Savarino no Botafogo nesta temporada




