O Athletico-PR está cada vez mais perto de anunciar a chegada do volante Luiz Gustavo. Livre no mercado, o jogador de 38 anos não renovou com o São Paulo e tem contratação encaminhada pelo Furacão.
Após o clássico com o Coritiba, o técnico Odair Hellmann elogiou Luiz Gustavo e indicou que aprova a chegada do veterano na Arena da Baixada. Ele vê a verstalidade como um destaque do volante e não se preocupa com a questão física devido à idade avançada.
“É um jogador de Copa do Mundo, é um jogador de Europa e é um jogador que pode jogar em três funções: pode jogar na linha de trás, pode jogar como zagueiro e pode jogar como volante“, começou o treinador, na coletiva.
“Pode ter certeza que a gente olha para o critério físico. E faz essa correlação da idade com a capacidade física. Então, se ele vier pra cá é porque a gente acredita em todos os outros aspectos e também na capacidade física para corresponder em campo. Se não, a gente não traria”, continuou Hellmann.
Capacidade física
Para Hellmann, a gestão da capacidade física não se resume a idade de um jogador. O treinador do Furacão considera que o profissionalismo acaba sendo crucial para a perfomance física, seja um jovem ou veterano.

BA – SALVADOR – 07/12/2025 – BRASILEIRO A 2025, VITORIA X SAO PAULO – Luiz Gustavo jogador do Sao Paulo durante partida contra o Vitoria no estadio Barradao pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Jhony Pinho/AGIF
“Tem um monte de menino de 17 anos ‘tiricento’. Um monte de menino de 18 anos que bota no campo e não dá um pique. Fica cansado e precisa de três dias pra recuperar. E tem um monte de cara de 35, 36, 37 anos que voa em campo. Tem muito jogador de 32, 35 anos que é profissional, que se prepara para caramba e que tem capacidade para performar“, explicou o comandante.

Veja também
Athletico-PR realiza proposta pela contratação de Edwuin Cetré, do Estudiantes, informa jornalista
Números de Luiz Gustavo
Em 2025, o volante virou ausência por seis meses após receber o diagnóstico de embolia pulmonar em abril. Ao todo, ele fez 13 partidas pelo São Paulo. No ano anterior, participou de 46 jogos, sendo 37 como titular, com seis gols e uma assistência.




