Lesão de Neymar preocupou logo no início
Com Neymar entre os titulares, o Santos empatou com o Atlético-MG, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com menos de um minuto de partida, o camisa 10 acabou torcendo o tornozelo sozinho, ao tentar passar pelo adversário na intermediária, e preocupou os torcedores para a sequência da partida. No entanto, apesar de prender o pé no gramado sintético da Arena MRV, Neymar seguiu normalmente no confronto.
O jogador, mesmo demonstrando incômodo físico em alguns momentos, tentou assumir o protagonismo. No primeiro tempo, ele finalizou duas vezes: aos 6 minutos, obrigou o goleiro adversário a fazer defesa segura; e aos 29, arriscou de fora da área, mas a bola foi bloqueada pela defesa.
Participação direta nas jogadas de ataque do Santos
Apesar das críticas das redes sociais, Neymar criou boas chances. Aos 20 minutos, cobrou escanteio na medida para Zé Ivaldo cabecear com perigo. Minutos depois, deu belo passe para Guilherme, que desperdiçou a oportunidade dentro da área. Ainda no fim da primeira etapa, encontrou Victor Hugo livre, mas o companheiro parou em defesa do goleiro.
O camisa 10 também sofreu faltas importantes, principalmente no campo ofensivo, o que ajudou o Santos a manter a posse de bola em momentos de pressão do Atlético-MG. Foram três infrações sofridas por ele até o intervalo, demonstrando que a defesa mineira manteve atenção redobrada em suas investidas.
Reação da torcida e números da atuação
Nas redes sociais, as opiniões se dividiram. Parte dos torcedores debochou da lesão inicial e das chances perdidas: “Neymar horrível 2 gols perdido, Santos jogando muito infelizmente esse jumento do Zé Ivaldo é expulso quebrou o jogo”, escreveu um internauta. Outros reforçaram a decepção: “Tá de brincadeira o neymar perder esse gol em. Desaprendeu mesmo” e “O Neymar de hoje realmente não tem condições de vestir a camisa da seleção brasileira.”
Com base nos números da partida, Neymar somou 4 finalizações (1 certa, 2 para fora e 1 bloqueada), 2 passes-chave e 1 grande chance criada. Além disso, foi o jogador que mais sofreu faltas pelo Santos. Porém, também desperdiçou duas oportunidades claras, o que pesou na avaliação do seu desempenho.
O retorno de Neymar ao futebol brasileiro segue cercado de expectativa e cobrança. Contra o Atlético-MG, se de um lado foi participativo, dando dinamismo ao ataque, por outro deixou escapar chances que poderiam mudar a história do jogo.

Veja também
Atlético-MG x Santos, que se enfrentam no Brasileirão, tem retrospecto de confrontos equilibrado
É preciso destacar também a dificuldade imposta pelo gramado sintético da Arena MRV, que incomodou o jogador logo no primeiro lance. Em resumo, a atuação de Neymar ficou marcada por esforço, protagonismo em algumas construções, mas, também, frustração por falta de efetividade nas finalizações. Na reta final, o jogador foi substituído por Robinho Júnior.




