Botafogo em foco após dados financeiros divulgados pelo Lyon
O Lyon apresentou seu relatório econômico referente à temporada 2024/25 e chamou atenção ao revelar um prejuízo de 201,2 milhões de euros, valor que ultrapassa a casa do bilhão de reais. Dentro do documento, um ponto envolvendo o Botafogo despertou interesse imediato: o clube francês registra que ainda tem 109,6 milhões de euros a receber da equipe alvinegra, quantia inserida na seção destinada a créditos de longo prazo relacionados a transações de jogadores.
O número se aproxima das alegações recentes do clube social do Botafogo, que acionou judicialmente a SAF. Em carta divulgada na última sexta-feira, o presidente João Paulo Magalhães afirmou que o Botafogo teria enviado cerca de 628 milhões de reais ao time francês. Mesmo assim, o Lyon não detalha quais atletas originam cada parcela desse montante.
Informações internas do balanço
Em outra parte do relatório, o Botafogo volta a ser citado, desta vez na área referente aos ativos permanentes. O texto descreve que “Outros ativos fixos, totalizando 10,7 milhões de euros, incluem os direitos econômicos de um jogador adquirido durante o primeiro trimestre de 2025 do Botafogo por 7,6 milhões de euros”. Esse valor coincide com a negociação envolvendo Savarino, realizada no início da temporada.
O documento também deixa claro que o atleta mencionado não é Almada, que foi ao Lyon por empréstimo sem custos. Existia um acordo entre John Textor e Savarino para que o camisa 10 seguisse ao clube francês após o Mundial de Clubes, mas a mudança não ocorreu devido a uma decisão familiar do jogador.
Além de Savarino, Igor Jesus, Jair Cunha e Almada foram registrados como negociações envolvendo o Lyon em meio ao período de incerteza esportiva e financeira vivido pela equipe francesa, então acompanhada pelo DNCG. Entre os quatro, somente Almada chegou a atuar pelo Lyon. Igor Jesus e Jair foram redirecionados ao Nottingham Forest, enquanto Savarino permaneceu no Botafogo.
Os valores apresentados pelo Botafogo foram estes:
Almada por 27.075.000 euros
Igor Jesus por US$ 43.134.297
Jair por 20.900.000 euros
Savarino por 7.600.000 euros
Opinião da redação do Antenados no Futebol
O relatório divulgado pelo Lyon expõe uma relação financeira que precisa ser explicada com mais clareza e método. A ausência de detalhamento individual das negociações amplia questionamentos sobre governança e fiscalização dentro do grupo administrado por John Textor. Diante dos valores envolvidos, torna-se essencial que todas as partes apresentem documentação precisa para evitar novas controvérsias e garantir transparência na gestão dos clubes.

Veja também
Ex-presidente do Botafogo acusa John Textor de pegar dinheiro com agiota: “10% ao mês”




