Estratégia inesperada de Filipe Luís
Na vitória do Flamengo por 2 a 0 sobre o Juventude, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, Filipe Luís surpreendeu ao iniciar Allan entre os titulares. A escolha gerou comentários antes da bola rolar, já que a expectativa era ver Nico de la Cruz ao lado de Saúl no meio-campo rubro-negro. O treinador, no entanto, explicou após o jogo que a decisão foi fruto de planejamento tático e também de gestão de elenco.
Em entrevista coletiva, Filipe detalhou o raciocínio por trás da mudança. “Primeiro pelo plano de jogo. Pelo que eu acreditava que ia acontecer dentro do campo contra o Juventude, pela forma com que se comportaram nos jogos anteriores e o que encaixava melhor como característica. A parte do De la Cruz, um cuidado especial pela sequência de jogos que vai ter. Espero sempre ver a melhor versão dele daqui para a frente.”
Concorrência saudável no meio-campo
Segundo o treinador, a grande quantidade de opções no setor é um privilégio. Ele lembrou que Erick e Jorginho devem retornar em breve, aumentando ainda mais a disputa. “Sei que teve aí duas semanas para treinar, a concorrência entre eles é muito grande. Também vai voltar daqui a um tempo o Erick, o Jorginho. Temos uma grande atuação do Allan, o Evertton que sempre entra e é muito confiável. Isso quem ganha é o treinador. Minha opção pelo Allan hoje foi estratégica pelo plano de jogo.”
A atuação segura de Allan reforçou o acerto da escolha. O camisa 29 ajudou a equilibrar o setor e deu suporte para que Arrascaeta e Saúl se destacassem ofensivamente, ditando o ritmo da equipe no meio.
O melhor momento de Saúl
Filipe Luís também fez questão de exaltar o desempenho de Saúl, que vive fase especial no clube. O espanhol foi responsável pela assistência no gol de Arrascaeta e, para o técnico, está alcançando o auge da carreira. “Estamos vendo o melhor Saúl. Talvez o melhor Saúl da sua carreira. Isso é mérito dele e obviamente do clube de acreditar e poder recuperar o potencial desse jogador.”

Veja também
Flamengo descarta contratação de Gerson e meio-campista pode fechar com outro clube brasileiro, revela Nicola
O comandante destacou ainda o histórico vitorioso do meio-campista e ressaltou o quanto sua recuperação técnica e mental é significativa. “Todo mundo sabe da carreira que ele teve e o jogador importantíssimo que foi por onde passou, especialmente no Atlético de Madrid. Mas recuperar o melhor Saúl era um desafio e passava por ele. Ele está em um nível altíssimo.”
Para Filipe, a motivação pessoal também tem feito a diferença. “Acredito que sempre ter um filho motiva muito. Não esperava também que depois de todo esse esforço, de acordar 4h da manhã, pegar dois voos e jogar aqui por 90 minutos fosse jogar com tanta qualidade. Um jogador diferenciado e temos muita sorte de tê-lo aqui conosco.”




