Retorno à Europa
Thiago Silva deixou o Fluminense no fim de 2025 com um sabor amargo. O então capitão tricolor anunciou sua despedida no vestiário após a eliminação para o Vasco nas semifinais da Copa do Brasil.
Aos 41 anos, Thiago Silva retornou ao futebol europeu e assinou contrato com o Porto. Por lá, ainda não estreou e aguarda sua primeira oportunidade neste retorno aos Dragões. O agora ex-Fluminense ouviu um recado importante do treinador da equipe portuguesa, o italiano Francesco Farioli.
Thiago Silva titular? Não está garantido, afirma técnico
Em entrevista ao jornal português ‘O Jogo’, Francesco Farioli foi claro ao comentar a situação de Thiago Silva. O jovem treinador de 36 anos — mais novo que o próprio Thiago — elogiou o ex-Fluminense, mas disse que o zagueiro vai precisar conquistar seu espaço na equipe.
O técnico italiano também acrescentou que Thiago Silva via ter que brigar com a dupla de zaga polonesa do Porto, formada por Jan Bednarek e Jakub Kiwior. A defesa portista é a melhor do Campeonato Português, com apenas quatro gols sofridos em 17 jogos. Os Dragões também lideram a competição.

Thiago Silva jogador do Fluminense lamenta durante partida contra o Cruzeiro no estadio Mineirao pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Gilson Lobo/AGIF
“Ninguém discute as conquistas do Thiago. Ele não estaria aqui se os seus últimos jogos não fossem de alto nível. Na nossa conversa, ele provou que vem para ajudar e apoiar a equipe. Não lhe fiz qualquer promessa, quero que ajude a equipe, que jogue todos os jogos ou cinco minutos. Ele está consciente disso”, disse Farioli ao ‘O Jogo’.
“O registro defensivo é impressionante. A coordenação e o sincronismo entre os jogadores é a chave. Esta estabilidade resulta também da forma como atacamos. No jogo com o Santa Clara (vitória por 1 a 0, domingo), nos últimos minutos quando ficou mais aberto e defendemos mais na área, a atitude do Bednarek e do Kiwior foi importante e será assim no futuro também com o Thiago”, completou o técnico do Porto.
Opinião do Antenados no Futebol
A saída de Thiago Silva foi um desejo do atleta, que está ciente dos desafios que vai enfrentar em um grande clube europeu aos 41 anos. No Fluminense, sua titularidade era praticamente inquestionável, dada a idolatria do ‘Monstro’ e toda a sua história no Tricolor das Laranjeiras.

Veja também
Fluminense fez sondagem por Marcos Leonardo, afirma PVC




