São Paulo

Crise no São Paulo: Impeachment de Casares ganha força e reúne mais de 40 assinaturas

Após a goleada sofrida para o Fluminense, conselheiros e oposicionistas protocolaram um pedido de impeachment com 41 assinaturas contra Casares

Júlio Casares presidente do São Paulo durante partida contra o Bahia no estádio Morumbi pelo campeonato Brasileiro A 2023. Foto: Ettore Chiereguini/AGIF
Júlio Casares presidente do São Paulo durante partida contra o Bahia no estádio Morumbi pelo campeonato Brasileiro A 2023. Foto: Ettore Chiereguini/AGIF

Crise interna se agrava com pedido de impeachment

A goleada diante do Fluminense desencadeou um dos momentos mais turbulentos da gestão de Julio Casares no São Paulo. No dia seguinte ao revés, conselheiros e membros da oposição formalizaram um pedido de impeachment, acusando o presidente de gestão temerária e de comprometer a estabilidade institucional, financeira e esportiva do clube. O documento recebeu 41 assinaturas e marcou um novo capítulo da disputa política no Morumbi.

Casares tentou minimizar o impacto da movimentação, afirmando que o pedido faz parte do ambiente eleitoral e classificando o processo como algo comum em anos de renovação do conselho. Ainda assim, o gesto da oposição refletiu o desgaste acumulado ao longo da temporada e a insatisfação crescente de diferentes setores internos.

Reação da torcida e renúncias na diretoria

A pressão externa também aumentou. Em enquete realizada pela Gazeta Esportiva, 93,08% dos torcedores votaram favoráveis ao impeachment de Casares, enquanto apenas 6,92% se mostraram contrários. A manifestação expôs a desconexão entre a presidência e parte significativa da torcida tricolor, que cobra respostas após uma temporada marcada por altos investimentos e resultados aquém do esperado.

PUBLICIDADE

A crise se aprofundou com as renúncias de dirigentes importantes na sexta-feira. Deixaram seus cargos o diretor de futebol Carlos Belmonte, o diretor Nelson Marques Ferreira e o diretor Fernando Bracalle Ambrogi. As saídas simultâneas aumentaram a sensação de instabilidade e reforçaram o clima de urgência por mudanças estruturais.

Reflexos no time e disputa por vaga na Pré-Libertadores

No campo esportivo, o São Paulo ocupa o oitavo lugar no Campeonato Brasileiro, posição ameaçada pelo Corinthians, que ainda pode ultrapassar o rival paulista na próxima rodada. O Tricolor mantém esperanças de assegurar uma vaga na Pré-Libertadores, cenário que depende não apenas de seu desempenho, mas também do desfecho da Copa do Brasil e de possíveis combinações de resultados.

SP – BRAGANCA PAULISTA – 16/07/2025 – BRASILEIRO A 2025, BRAGANTINO X SAO PAULO – Presidente do Sao Paulo, Julio Casares, no estadio Cicero De Souza Marques para partida entre Bragantino e Sao Paulo pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Joisel Amaral/AGIF

SP – BRAGANCA PAULISTA – 16/07/2025 – BRASILEIRO A 2025, BRAGANTINO X SAO PAULO – Presidente do Sao Paulo, Julio Casares, no estadio Cicero De Souza Marques para partida entre Bragantino e Sao Paulo pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Joisel Amaral/AGIF

PUBLICIDADE

O próximo compromisso será diante do Internacional, no dia 3 de dezembro, às 20h, na Vila Belmiro. A partida surge como uma oportunidade para a equipe tentar estancar a crise, recuperar confiança e oferecer algum alívio à torcida em meio à turbulência que tomou conta do clube.

Ídolo homenageado em meio ao ambiente conturbado

São Paulo tem a volta de Arboleda, Luciano e Ferreirinha aos treinos

Veja também

Em paralelo à crise política e esportiva, o São Paulo celebrou os 70 anos de Muricy Ramalho, um dos maiores nomes da história tricolor. Revelado nas categorias de base, campeão como jogador, treinador e coordenador técnico, Muricy recebeu homenagens do clube nas redes sociais, que destacaram sua ligação profunda com a instituição no momento em que o São Paulo busca reencontrar estabilidade.

Confira nossas últimas notícias no Google News

LEIA TAMBÉM
Torcidômetro: participe e concorra a camisas do seu time toda semana
Apostas

Torcidômetro: participe e concorra a camisas do seu time toda semana

Fluminense é avisado de empecilho nas negociações para saída de Otávio ao Athletico
Mercado da Bola

Fluminense é avisado de empecilho nas negociações para saída de Otávio ao Athletico

Roger Flores pede Arthur, do Grêmio, na Seleção Brasileira
Times

Roger Flores pede Arthur, do Grêmio, na Seleção Brasileira

Athletico-PR faz sondagem para contratar Lucas Gazal
Mercado da Bola

Athletico-PR faz sondagem para contratar Lucas Gazal

Receba as últimas novidades em sua caixa de e-mail

O registro implica a aceitação do Termos e Condições

+18 | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo Comercial

Better Collective Logo