Canobbio à disposição da Seleção Uruguaia
Em fase decisiva no Fluminense, onde tem sido um dos protagonistas do time em 2025, Agustín Canobbio voltou a comentar o episódio que marcou sua relação com Marcelo Bielsa. Após a expressiva vitória por 6 a 0 diante do São Paulo, partida em que marcou duas vezes, o atacante destacou que seu vínculo com a Celeste jamais foi rompido.
“A minha situação é outra, pelo que aconteceu na Copa América. Sempre tentei trabalhar para mostrar quem eu sou como jogador. E, se precisarem, sempre estive à disposição. Nunca renunciei, como já disse. Mas o ambiente lá era diferente. Depois do que aconteceu, era mais difícil estar ali. Mas, como falei, estou disposto a conversar para que a situação fique bem resolvida”.
Canobbio reforçou que não viveu conflitos internos com o elenco e afirmou que já cicatrizou o episódio vivido no torneio continental. “Nunca briguei com ninguém dentro de um grupo. Nunca tive problemas com ninguém. Sobre os convocados, eu falei porque normalmente não falo muito. Estou disposto a perdoar, e já perdoei, por dentro e por fora, toda a situação. Inclusive o homem que manda ali, que é quem decide, isso tem que ficar claro”.
Atritos do destaque do Fluminense com Bielsa
O afastamento do atacante se deu após a Copa América de 2024, marcada por atritos entre o treinador e parte do elenco. Luis Suárez, que se despediu da seleção após o torneio, criticou publicamente o comportamento de Marcelo Bielsa, revelando distanciamento entre o técnico e os jogadores. Na época ainda no Athletico, Canobbio também demonstrou incômodo, chegando a ser flagrado chutando objetos no banco de reservas na disputa pelo terceiro lugar.
A insatisfação foi confirmada tempos depois em entrevista, quando afirmou se sentir desrespeitado pelo comandante. Desde então, não voltou a ser convocado, período que coincidiu com oscilações da Celeste, mesmo com Bielsa mantido no cargo. Ainda assim, Canobbio garante que segue pronto para retornar. “Quem tem que ver é quem manda lá. Sempre trabalho para estar à disposição do meu país. Sempre disse que não ia renunciar. Tenho muito para dar à minha seleção, sou muito jovem. Acho que meu ciclo ainda não terminou. Estou sempre preparado para dar o meu melhor”.

Marcelo Bielsa pode frustrar planos do Flamengo. Foto: Ernesto Ryan/Getty Images
Crescimento no Fluminense e ambição renovada
Apesar de não estar disponível para a partida contra o Grêmio, Canobbio vive o melhor momento da carreira desde sua chegada ao Fluminense. O jogador soma 11 gols e cinco assistências em 2025, ocupando o posto de vice-artilheiro da equipe atrás de Germán Cano. O atacante afirma que sua resposta está dentro de campo.
“Eu trabalho, falo dentro de campo. Trabalho por mim. Sou um jogador estrangeiro em uma instituição muito grande como é o Fluminense, com jogadores brasileiros muito qualificados tecnicamente. Eu preciso mostrar algo a mais. Mostrar o que meu país representa em mim, todo o esforço que coloco em campo, 90, 120 minutos, o que for”.
Ele também espera que o ambiente turbulento da Celeste seja superado. “Aconteceu o que aconteceu. Existem coisas que precisam ficar dentro do ambiente da seleção. E, se Deus quiser, toda essa tempestade e confusão vai passar, e que tudo corra bem para o meu país, que é o que mais espero e desejo é ver o Uruguai no lugar mais alto possível.”

Veja também
Fluminense avalia fazer uma investida para contratar Gustavo Scarpa, do Atlético-MG
Opinião da redação do Antenados no Futebol
A postura de Canobbio demonstra maturidade e entendimento do momento que vive. O atacante se tornou jogador essencial no Fluminense e apresenta rendimento que sustenta uma futura convocação. O episódio com Marcelo Bielsa teve impacto forte dentro da seleção uruguaia, mas as declarações recentes mostram que o atleta está disposto a recomeçar e buscar seu espaço. A boa fase no clube reforça que ele reúne desempenho e ambiente favorável para ser novamente considerado pela Celeste.




