Botafogo é punido pela Fifa
O Botafogo está na lista de transfer ban da Fifa. Na noite desta terça-feira (30), o site oficial da entidade atualizou as informações com o Glorioso. A punição se deve pela dívida com o Atlanta United, dos Estados Unidos, pela contratação de Thiago Almada, ainda em 2024.
Assim, o Fogão está proibido de impedido de registrar qualquer jogador pelas próximas três janelas de transferências. O time já foi condenado a pagar 21 milhões de dólares, cerca de R$ 114 milhões, no Corte Arbitral do Esporte (CAS). Dessa forma, já não há como recorrer da decisão.
A contratação do jogador aconteceu em julho de 2024 e havia combinado de pagar o valor ao clube americano. No entanto, desde então, somente duas parcelas do montante total foi repassado.
O que diz o Botafogo?
Mesmo sendo condenado ao pagamento, o Botafogo mantém a sua versão. O clube carioca entende que, quando ocorreu a negociação, o definido era que os 21 milhões de dólares seriam divididos em quatro anos. No entanto, o documento apresentado pelo Atlanta afirma que os valores seriam pagos até 30 de junho de 2026.
Não só isso, mas o time americano queria que o jogador abrisse mão dos 10% que tinha direito. Para impedir que o negócio melasse, o Glorioso decidiu ‘comprar’ esse crédito e depois tentaria reaver com o Atlanta.
Por isso, o Fogão ainda cobra por essa quantia, mas na Justiça dos Estados Unidos. O jurídico do Alvinegro argumenta, na Fifa, que há dois processos sobre o assunto. O valor da dívida na entidade estaria sendo debatido também em outra esfera.

Almada jogador do Botafogo levanta a taca de campeao durante cerimonia de premiacao ao final da partida contra o Sao Paulo no estadio Engenhao pela decisao do campeonato Brasileiro A 2024. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Almada atua no Atlético de Madrid
Apesar da dívida cobrada, Almada já não está mais no Botafogo. Contratado em 2024, foi emprestado ao Lyon em 2025. Também no ano passado, foi vendido para o Atlético de Madrid, onde está desde então.

Veja também
Botafogo bate o pé e diz não à proposta do Torino por David Ricardo




