De volta ao Brasil
O técnico Luís Castro é um nome conhecido pela torcida do Botafogo. O treinador português acumulou bons momentos, como o início avassalador no Brasileirão de 2023. No entanto, sua passagem ficou marcada pela saída polêmica para o Al-Nassr, em junho de 2023, quando o Botafogo liderava a competição com ampla vantagem. Após ser demitido do clube saudita em setembro de 2024, Luís assumiu o Al-Wasl, dos Emirados Árabes Unidos.
Agora, livre no mercado, ele surge novamente como opção para retornar ao Brasil, desta vez, com outro destino. Segundo informações do jornalista Kaliel Dornelles, o Grêmio tem interesse na contratação de Luís Castro para 2026.
Detalhes das negociações
O clube gaúcho deseja contratar o português para substituir Mano Menezes, em fim de contrato. A nova gestão do clube, liderada pelo presidente eleito Odorico Roman, já iniciou contatos indiretos para entender a situação do treinador.
As conversas ainda são iniciais, mas o nome de Castro ganhou força internamente. O português se tornou um dos principais alvos do Grêmio para reestruturação da equipe para a próxima temporada.
Entretanto, a negociação é considerada complexa. Luís Castro recebia aproximadamente R$ 2,5 milhões por mês no Al-Nassr, valor que o colocava entre os treinadores mais bem pagos do futebol mundial. Para retornar ao Brasil, a tendência é que teria de aceitar uma redução salarial, o que pode travar o acordo.

RJ – RIO DE JANEIRO – 27/06/2023 – LUIS CASTRO, TECNICO DO BOTAFOGO – Luis Castro, tecnico do Botafogo, no Engenhao, na temporadas de 2022 e 2023. Durante Foto: Jorge Rodrigues/AGIF
Luís Castro deixou o Botafogo em outubro de 2023 com a equipe ainda na liderança do Brasileirão. Após sua saída, o time entrou em crise técnica e emocional, perdeu a vantagem construída e acabou ficando sem o título, que foi conquistado pelo Palmeiras.
Opinião do Antenados no Futebol

Veja também
Emprestado ao Remo pelo Botafogo, Diego Hernández quer ficar no Leão
O nome de Luís Castro já chegou a ser especulado no Botafogo recentemente, mas a contratação é bastante improvável, já que o treinador possui uma relação ruim com a torcida e com John Textor, dono da SAF alvinegra. O treinador português tem bom desempenho no Brasil e seria uma baita contratação para qualquer equipe do país.




