Caos no aeroporto de Cusco e alerta nas redes
O início da jornada de alguns torcedores rumo a Lima ganhou contornos dramáticos nesta quinta-feira. Muitos perderam o voo por conta da longa espera na imigração em Cusco e ficaram sem perspectiva de encaixe, após a Latam informar que não havia novas opções de embarque. Nas redes sociais, outros brasileiros tentaram ajudar, divulgando relatos e conselhos de quem já havia vivido a mesma situação.
“Cerca de 19 h de carro e 23 h de ônibus… se for o único jeito, irem por rota terrestre”, escreveu Turma da Meotaᶜʳᶠ. Outro internauta reforçou: “Dá 19 horas de carro. Aluga aí logo e mete o pé. Vai revezando.”, publicou Fé no Mengo⚫🔴.
O cenário instável no aeroporto também foi descrito por Thomás (@thoomascelles): “Aeroporto de Cusco está um caos. Devido ao clima tem muitos voos cancelados e as companhias sem estrutura para repor a tempo. Solução é ir de carro ou tentar comprar outro voo e recuperar judicialmente o valor da passagem.”
Percalços, relatos e tensão até o último minuto
O histórico de atrasos e cancelamentos gerou desespero. “METE O PÉ… quando eles falam isso… é porque vai demorar mesmo… já passei dois dias nessa brincadeira de não encaixar voo, depois processei, mas se ficarem aí perderão o jogo. Aluguem um carro o mais rápido possível e se mandem logo daí!”, alertou Dinho (@dinhomengo9). Leandro (@LeandroLHOS) também relatou a experiência. “Peguei a imigração ontem aqui em Cusco. Pousei por volta das 22h40. Fiquei mais de uma hora na fila (quatro atendentes somente). (…) Tinha muita gente que pegaria voo pra Lima logo em seguida (com a própria Latam).”
Já Gabriel Pasternak (@moraes_crf) destacou problemas também na capital. “Fiquei duas horas na imigração de Lima. Um verdadeiro lixo. Muita má vontade por parte dos funcionários, que pareciam que estavam de sacanagem o tempo inteiro. País sem estrutura para receber turista.” Mesmo diante do caos, alguns torcedores tentaram manter o otimismo. “É uma situação horrível, mas menos mal que é quinta ainda. Tem o dia de amanhã pra conseguir chegarem. De uma forma ou de outra, tenho certeza que vão chegar”, ponderou L. S (@l_silva9000).
Reta final da viagem e clima tenso em Lima

Após muita incerteza, os viajantes conseguiram embarcar, segundo relatou a jornalista Raisa Simplicio, que também divulgou os perrengues enfrentados pelos brasileiros. A expectativa cresce para a final entre Palmeiras e Flamengo no Monumental U, que neste sábado receberá cerca de 50 mil torcedores brasileiros em uma das decisões mais aguardadas dos últimos anos.

Veja também
Flamengo prepara prêmio milionário para os jogadores por título da Libertadores
Com a cidade repleta de visitantes, as autoridades peruanas reforçaram o esquema de segurança: 1.600 policiais, 150 deles em motocicletas, foram mobilizados para cuidar dos pontos de concentração, acessos ao estádio e possíveis confrontos, especialmente após uma briga registrada em Miraflores, onde um flamenguista acertou um soco em um palmeirense, segundo relato do torcedor Raphael Monteiro.
Nota da LATAM
Em contato com a redação do Antenados no Futebol, a LATAM informou em nota que: “O voo LA2222 (Cusco-Lima) deste sábado (29/11) precisou ser cancelado devido ao fechamento temporário do aeroporto de Cusco e determinações do Controle de Tráfego Aéreo local, fatos totalmente alheios ao controle da companhia.“
Ainda, a companhia disse ter oferecido “a assistência necessária aos passageiros, inclusive os em conexão, que foram reacomodados em outros voos ainda neste sábado (29/11). A LATAM reforça que adota todas as medidas de segurança técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos.“
Em uma segunda nota, a empresa afirma que “já desembarcou em Lima todos os clientes que haviam sido afetados pelo fechamento do aeroporto de Cusco”, adicionando ter fornecido transporte terrestre ao estádio Monumental de Lima para os últimos passageiros desembarcados na capital do Peru.




