Polêmica de Wallace Yan em Bahia x Flamengo
O ex-lateral Gilberto, que teve passagens marcantes pelo Flamengo e pela Seleção Brasileira nas Copas de 2006 e 2010, comentou sobre a fase turbulenta vivida por Wallace Yan, jovem meia-atacante do Rubro-Negro. Para o ex-jogador, que conhece o atleta desde a base, o atual momento do garoto não é surpresa.
Gilberto foi coordenador do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) das categorias de base do Flamengo durante quatro anos e acompanhou de perto a formação de diversos talentos, entre eles Wallace Yan. O ex-lateral relembrou que o jovem já apresentava dificuldade em aceitar orientações e que essa característica o preocupava desde cedo.
“Acho que com essa idade é normal querer ouvir pouco, né? Também tive 18, 19 anos e ouvia pouco. Não foi por falta de aviso. Fui coordenador do Flamengo durante quatro anos e tive muito tempo com o Wallace. Ele era um jogador que eu tinha um carinho muito grande, então sempre conversava com ele. A maior parte do que as pessoas estão fazendo lá (no Fla), e que acho que vão fazer agora, todo mundo já fez. O grande lance é ele saber ouvir, interpretar o que está recebendo e aplicar isso no dia a dia”, afirmou.

Ex-Lateral do Flamengo, Gilberto comenta sobre situação turbulenta de Wllace Yanno clube
Trabalho mental de Wallace Yan
Após ser multado pelo Flamengo por causa da expulsão contra o Bahia, Wallace Yan iniciou um processo de acompanhamento com o coach mental Cleiton Carvalho, conhecido por ter trabalhado com o atacante Luiz Henrique, ex-Botafogo e atualmente no Zenit, da Rússia. O jovem busca amadurecimento emocional e mental para lidar melhor com as pressões do futebol profissional.
Gilberto, no entanto, ponderou que o acompanhamento psicológico e espiritual não trará resultados se o atleta não se abrir para aprender com o processo. O ex-lateral acredita que o talento de Wallace não está em questão, mas que a mudança de comportamento é essencial para o sucesso.

Veja também
Wallace Yan discute com torcedor do Flamengo após ser cobrado ao vivo enquanto tirava foto com fãs
“Acha que é o super-homem”
O ex-jogador fez as declarações durante o evento beneficente “Partida do Coração”, no Maracanã, e encerrou ressaltando o carinho que mantém pelo jovem atleta. Para ele, Wallace Yan ainda tem tempo de amadurecer e se firmar como uma das promessas do Flamengo, desde que saiba canalizar seu talento com responsabilidade e humildade.
“Não adianta nada ele contratar um mentor, um pai de santo, um padre, o que seja se ele não entender o que está sendo passado para ele. É um jogador que tem muito talento, isso sempre foi falado para ele, e essa questão comportamental sempre foi falada para ele também. Ele é jovem, acha que pode tudo, acha que é o super-homem, acha que isso não vai interferir na vida dele, mas é um bom menino, um menino com um coração enorme. Acho que agora ele viu que realmente a coisa é diferente do que acho que ele pensava. Ele está tentando transformar isso, está contratando uma pessoa para tentar ajudá-lo nesse quesito mental. Espero que ele consiga também dar muitas alegrias aos seus fãs”, disse Gilberto.




