Para se manter no G4
Neste sábado (9), o Bahia recebe o Fluminensena Arena Fonte Nova — a bola rola a partir das 21h (horário de Brasília), em compromisso válido pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. O triunfo é crucial para o time de Rogério Ceni se manter no pelotão de cima da tabela.
No momento, o Esquadrão ocupa a 4ª posição, dentro da zona de classificação à fase de grupos da Libertadores, com 29 pontos. Em caso de resultado positivo contra o Fluminense, Rogério Ceni levará a equipe aos 32 pontos, podendo colar no Palmeiras. E a boa notícia é que, para o Bahia, vencer o tricolor carioca não tem sido um problema.
Retrospecto na Fonte Nova favorece ao Bahia
É bem verdade que, no retrospecto geral, o Fluminense leva vantagem sobre o Bahia. São 35 derrotas do Esquadrão, 22 empates e 16 vitórias sobre o time do Rio de Janeiro. Contudo, quando o assunto é Brasileirão na Fonte Nova, o Tricolor da Boa Terra leva larga vantagem.
Desde que o Bahia retornou à elite em 2018, perdeu para o Fluminense jogando como mandante apenas uma vez, na edição de 2020. Naquela oportunidade, derrota por 1 a 0 na Fonte Nova. Em contrapartida, nos outros cinco encontros, cinco triunfos do Bahia — confira o retrospecto:
- Bahia 2 x 1 Fluminense – 2024
- Bahia 1 x 0 Fluminense – 2023
- Bahia 2 x 0 Fluminense – 2021
- Bahia 0 x 1 Fluminense – 2020
- Bahia 3 x 2 Fluminense – 2019
- Bahia 2 x 0 Fluminense – 2018

Bahia leva a melhor sobre o Fluminense em Salvador nos últimos anos. Foto: Jhony Pinho/AGIF
A chance do Bahia ampliar a vantagem diante do Fluminense é grande, visto que o técnico Renato Gaúcho deve poupar titulares pensando na Sul-Americana. Por sua vez, Rogério Ceni também terá desfalques, mas vai mandar a campo o que tem de melhor para buscar os três pontos.
Sequência
Classificado na Copa do Brasil após eliminar o Retrô, o Bahia terá pela frente, após o Flu, o Corinthians em São Paulo pelo Brasileirão. No dia 20, os comandados de Rogério Ceni têm pelo caminho a semifinal da Copa do Nordeste diante do Ceará.

Veja também
Bahia não desiste e mantém conversas com o Casa Pia, de Portugal, pelo goleiro Patrick Sequeira




