O alerta a Filipe Luís sobre os movimentos de Abel Ferreira
Abel Ferreira voltou a utilizar um discurso conhecido após o empate em 0 a 0 com o Fluminense no último sábado (22). Ao avaliar o Brasileirão, o técnico afirmou: “Acho que devemos canalizar a nossa energia agora para aquilo que é o próximo sábado. Temos um jogo no meio da semana, vamos prepará-lo da forma que acharmos que é a melhor, mas acho que o campeonato está entregue e, na altura certa, iremos falar daquilo que foi este Campeonato Brasileiro”.
Abel declarou que acredita que o Palmeiras ainda pode ser campeão brasileiro, mas ao mesmo tempo sugeriu que a disputa estava “entregue”, justamente na semana em que o Flamengo pode ser coroado campeão diante do Atlético-MG, na Arena MRV. Para a comissão rubro-negra, esse duplo discurso reforça a necessidade de foco diante de um adversário que historicamente utiliza o aspecto psicológico como ferramenta competitiva.
O padrão repetido de Abel e o impacto no Flamengo
Aproveita a leitura e clica no banner do H2bet para se divertir com o seu time
A postura do português remete diretamente a 2023, quando o Botafogo tinha 13 pontos de vantagem na liderança, e Abel repetiu por quatro vezes que o rival tinha “tudo para ser campeão”. O resultado todos conhecem: o Palmeiras virou o campeonato. O episódio reacendeu no Flamengo a discussão interna sobre leitura de discurso, concentração e blindagem emocional às vésperas da final.
Ricardinho Martins foi direto ao comentar a fala de Abel e alertou o Flamengo: “Eu acho que o Abel está fazendo um baita jogo de cena”. Ele prosseguiu: “Ele está jogando toda a responsabilidade para o outro lado, inclusive da final da Libertadores. ‘Eu não tenho de onde tirar, de dois em dois dias não tenho onde tirar. Terça-feira já foi. Eles vão ganhar o Brasileiro e chegar melhor que a gente na final.’ Ele está preparando esse discurso para os jogadores.” A análise reforçou ao Flamengo e a Filipe Luís que o comportamento do português não deve ser interpretado de forma literal.
Os torcedores também lembraram que a estratégia não é inédita. “Ele fez exatamente contra o Botafogo em 2023. Mas não acho que seja jogo de cena. Acho que seja um jogo do tipo: já perdi, já assumi, então não me cobrem quando for oficializada a derrota. Mas se vence, diz que se trata de mental blindado. No fim, não se passa de vitimismo.”, avaliou H (@HvsFla).
A leitura da torcida e o recado final ao Flamengo

RJ – RIO DE JANEIRO – 19/10/2025 – BRASILEIRO A 2025, FLAMENGO X PALMEIRAS – Saul jogador do Flamengo durante partida contra o Palmeiras no estadio Maracana pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Parte da torcida rubro-negra também chamou atenção para o histórico recente. O perfil Mark Pendragon (@PendragonMark) escreveu: “Nós flamenguistas aprendemos a lição de 2021!!! Pés no chão, sem afobação! Nosso time é mais cascudo e melhor? Sim! Mas futebol é futebol, podemos ser campeões brasileiros na terça e ser goleado na final!!! Estou nervoso…” Já 🆃.𝐊𝐨𝐤𝐨 ᶜʳᶠ (@Tiagokoko) reforçou: “Pega todas as entrevistas dele Abel dias antes de um jogo contra o flamengo e sempre o mesmo raciocínio “ de se fazer de coitadinho “ espero que os jogadores do flamengo tenham esse entendimento.”

Veja também
Flamengo é indicado ao prêmio de melhor clube do mundo ao lado de Palmeiras, Barcelona, PSG e Chelsea
O ponto de convergência entre analistas e torcedores se reflete na síntese feita por Rodrigo Reis (@Rodrigo17r): “Ele é esperto mesmo. Tentando tirar a pressão de cima do Palmeiras e jogar toda no Flamengo. Se perder, ele já tinha dito, se ganhar ele fez algo histórico pq já tinha perdido. Esse sabe construir narrativa”. Para Filipe Luís, o recado é claro: a final começa antes da bola rolar, e o jogo mental é parte essencial do duelo.




