A Série B 2024 do Brasileirão já passou da metade. Como é esperado, algumas equipes claramente começam a dar sinais de onde vão terminar na tabela. Claro que a briga é intensa, e só 10 pontos separam o líder do 8º, mas assim é a Série B.
Alguns times como Novorizontino, Mirassol e Santos se colocaram claramente como candidatos ao acesso. Mas e o Ceará? Após sua queda em 2022, como o primeiro time no Z-4, a esperança do Vozão era de retornar em breve. O que vimos em 2023, porém, foi uma Série B bem medíocre, com o Ceará terminando em 11º.
Hoje, dando muita preocupação aos torcedores, o time cearense se encontra quase que exatamente na mesma posição: 10º. As coisas até vinham bem, mas o Vozão perdeu nas 20ª e na 21ª rodadas, e começou a se complicar. Porém, a recuperação veio na rodada 22, com um 2 a 0 sobre o CRB, fora de casa.
Odds para acesso do Ceará | 4.0 na Betano |
A pergunta é: a esta altura, ainda dá tempo de brigar pelo acesso? O que o Ceará precisa fazer para, no mínimo, beliscar o cobiçado G-4 da Série B? Se quiser apostar, recomendamos que abra sua conta com o código de indicação Betano.
Expectativas e objetivos do Ceará em 2024
Lá no começo da temporada, o Ceará podia não ser o mais bem-cotado para ser campeão, mas para subir era. O começo do treinador Vágner Mancini na Série B, porém, foi negativo: não ganhou nenhum dos três primeiros jogos.
Conforme os meses foram passando, o Ceará começou a dar sinais de reação, mas ainda era um time muito instável. O problema, aliás, é se manter assim até agora. Mancini nem é mais o técnico – foi para o Goiás -, e para o seu lugar veio Léo Condé. A instabilidade, porém, persiste.
O novo comandante não teve sossego no breve período em que já treinou o time, menos de dois meses. Logo de cara, encarou o Santos no Castelão, e perdeu. Para piorar, em seguida visitou o Paysandu e novamente saiu derrotado.
A fase ruim pode cobrar o seu preço
Foi só depois desse início turbulento de Léo Condé que as coisas começaram a querer melhorar. O Vozão voltou a emendar duas vitórias seguidas pela primeira vez desde o fim de maio, e subiu na tabela.
Até as duas últimas partidas, o clima no Ceará era de otimismo. Após vencer o lanterna Guarani, o Vozão havia subido para 6º, e se colocado como candidato ao acesso.
Depois disso, porém, veio uma nova fase complicada: a atual. O Alvinegro perdeu dois jogos seguidos de novo pela primeira vez desde a estreia de Condé, e caiu para 10º.
Porém, na 22ª rodada, veio a reabilitação com um triunfo por 2 a 0 sobre o CRB, fora de casa. O resultado elevou o Vozão aos 32 pontos, voltando a sonhar com o G-4
Acima de tudo, porém, são os números que deixam claro que o Ceará, hoje, é um time no máximo mediano. São nove vitórias, cinco empates e oito derrotas, além de um saldo de gols de +7. Pode ser suficiente para quem não vai brigar contra o rebaixamento, mas ainda é certamente pouco para quem almeja o acesso.
Confrontos diretos
A Série B é muito parelha em termos de nível e expectativas; assim, é difícil cravar quais jogos serão “fáceis”. Mesmo assim, faltando cerca de 17 rodadas, já menos da metade, o Ceará precisa começar a olhar para jogos-chave.
O grande problema do Vozão são os duelos fora de casa. Até o fim do campeonato, o time encara, longe do Castelão, Amazonas, Sport e Santos. Agora, se conseguir vencer duelos-chave em casa, como contra o Novorizontino, já na próxima rodada, dá pra voltar a sonhar.
Nossa opinião: o Vozão tem ou não chances de acesso?
Nas odds de longo prazo da Betano, o Ceará é apenas o sétimo colocado para terminar no G-4. A tarefa é muito difícil, portanto, e nós compartilhamos dessa opinião.
Nosso entendimento é que o Vovô precisa garantir os preciosos pontos em casa que citamos, pois longe do Castelão a vida está bem difícil. A missão é muito difícil, mas não impossível. Em outras palavras, o Ceará tem, sim, chances de subir. Contudo, precisa melhorar seu futebol pra ontem.