Vasco sofre transferban
A Fifa decidiu por punir o Vasco com o transferban, impedindo o time carioca de inscrever novos jogadores. O motivo é a dívida do Cruzmaltino com o Nantes, clube da França. Em 2024, o Alvinegro contratou Adson, no valor de 5 milhões de euros, cerca de R$ 26,6 milhões na cotação da época.
No entanto, a equipe brasileira ainda deve 3.894.736,83 milhões de euros. A quantia foi informada em documentos entregues pelo Vasco à Justiça, por conta do processo da recuperação judicial. Na cotação atual, essa dívida está por volta de R$ 24,7 milhões.
A punição da Fifa é aplicada por três janelas de transferências. No entanto, o clube já informou que irá tentar reverter a decisão. Em nota publicada, explicou que, durante o processo de recuperação judicial, não pode fazer pagamento a credores roda do escopo processual.
Nota completa do Vasco
“O Vasco da Gama vem a público para informar que já estão sendo adotadas todas as medidas jurídicas cabíveis, visando a reversão da decisão proferida pela FIFA nesta data que aplica a penalidade de registration ban em processo movido pelo Nantes.”
“De acordo com a legislação brasileira aplicável à recuperação judicial, o clube está impedido de realizar o pagamento. Da mesma forma, a jurisprudência dominante do Comitê Disciplinar da FIFA é no sentido de reconhecer a jurisdição das legislações nacionais e não aplicar a referida sanção, em casos desta natureza.”
“Ressalta-se, por fim, que em virtude na janela de transferências se encontrar fechada, neste momento, a referida decisão não produz nenhum efeito adverso ao clube.”
Vasco no mercado da bola
Com o fechamento da janela de transferências do começo do ano, alguns nomes foram vinculados ao Vasco. No entanto, ainda não há informações concretas sobre possíveis alvos do time. Ainda, há conversas sobre renovações de contrato, como com o goleiro Leo Jardim.
