Léo Jardim voltou a brilhar no Vasco
Léo Jardim voltou a se destacar numa decisão de pênaltis pelo Vasco. Após o empate por 1 a 1 nos 90 minutos, o goleiro defendeu a cobrança de Alex Telles, que acabou sendo decisiva para o cruzmaltino superar o Botafogo por 5 a 3 nas penalidades e avançar às semifinais da Copa do Brasil.
Curiosamente, o duelo entre Léo Jardim e Alex Telles teve dois capítulos no Nilton Santos, na última quinta-feira (11). No tempo normal, o lateral do Glorioso marcou quando bateu rasteiro no canto direito. Na disputa por pênaltis, Telles repetiu a cobrança e Léo Jardim acertou o canto, defendendo a cobrança. O arqueiro explicou a estratégia após a classificação dramática.
“É, então, aí que entra a intuição, o estudo. A gente nunca sabe o que passa na cabeça do batedor porque ele poderia, como ele já tinha batido um, mudar o canto, ou bater no mesmo. Então a gente tem que tentar induzir de alguma forma, tentar fazer alguma leitura e acreditar naquilo que a gente define junto com a preparação de goleiros, com o professor Leandro e o professor Frank. Então é muito a intuição, o estudo que a gente faz ali e é um jogo mental do goleiro com o batedor“, disse Léo Jardim, à SporTV.
Feliz pela classificação
Na entrevista, Léo Jardim celebrou a classificação do Vasco para as semifinais da Copa do Brasil. Apesar de outro ano complicado, o Gigante da Colina mantém acesa a esperança da conquista de um título nacional, após eliminar o Botafogo em dois jogos duros empatados por 1 a 1.
“Fico muito feliz pelo reconhecimento, pela classificação. Realmente é muito trabalho, reconhecimento de muito trabalho, muito sacrifício, muito estudo. E o mais importante é ressaltar o espírito da equipe durante a partida e nos pênaltis também. Conseguimos converter todas as cobranças também. E eu acho que a equipe toda está de parabéns por uma classificação como essa. Mais uma vez que vai ficar na memória de todos os vascaínos e de todos os nossos jogadores também“, afirmou o goleiro.
Grande histórico em disputas por pênaltis
Na Copa do Brasil, Léo Jardim soma um histórico invejável nas disputas por pênaltis. Desde 2024, ele acumula sete defesas em cinco confrontos do Vasco, contando com a defesa salvadora contra Alex Telles.
O goleiro foi o protagonista nas classificações contra o Água Santa (2ª fase de 2024), o Fortaleza (3ª fase de 2024), o Athletico-PR (quartas de final de 2024), o Operário (3ª fase de 2025), além de Botafogo. Ele será uma das principais esperanças dos vascaínos nas semis contra o Fluminense, que vai acontecer entre os dias 10 e 14 de dezembro.
