Crítica pertinente?

Luis Zubeldía chegou ao Fluminense em setembro e o desempenho do time ainda oscila. Apesar do aproveitamento perfeito como mandante no Maracanã, o Tricolor não venceu fora de casa no Campeonato Brasileiro com o treinador argentino.

A equipe vem de uma derrota como visitante para o Ceará por 2 a 0, com Zubeldía admitindo a péssima atuação do time carioca. Uma das críticas da torcida tricolor envolveria uma suposta ‘panela’ no elenco, situação que impediria jovens revelados em Xerém, como Riquelme Felipe, Davi Schuindt, Julio Fidelis e tantos outros, de terem mais espaço no profissional.

Zubeldía se defende e cita Riquelme

Em entrevista ao ‘Globo Esporte’, Zubeldía rechaçou a ideia de que não usa a base. O treinador de 44 anos, inclusive, fez questão de afirmar que a utilização de atletas oriundos das categorias formadoras é sua principal virtude.

No entanto, Zubeldía afirmou que o processo de subir um jovem da base ao profissional está diferente, alegando que a velocidade da exigência do futebol de alto nível pode atrapalhar a maturação de atletas jovens, que ainda estão em processo de formação. O argentino usou Riquelme Felipe como exemplo.

Riquelme Felipe subiu para o profissional do Fluminense em 2025. Foto: Marlon Costa/AGIF

“O que acontece é que o processo hoje em dia no futebol está muito rápido. Não te deixam formar com tranquilidade os jogadores juvenis. Por quê? Porque jogam duas partidas, o jogador já pensa que tem que jogar como titular. Já pensa que é estrela. Porque todo o entorno lhe faz crer que é a figura, o melhor. Vem o empresário, o pai, a mãe, o irmão, os meios de comunicação, as redes sociais e fazem o mesmo. Como cuidar do processo desse garoto?! É muito difícil para o treinador”, declarou Zubeldía ao ‘ge’.

“As pessoas não sabem. Pensam que não gosto de usar jogadores da base. Posso dizer que minha virtude número um, tempos atrás, era usar jogadores da base. Mas está difícil por isso, porque os tempos são cada vez mais rápidos. Não estão deixando fazer um trabalho tranquilo. Riquelme é um jogador que precisa de formação. Se nos derem tempo, ele pode ser um grande jogador. Mas precisa de tempo”, finalizou o técnico do Fluminense.

Opinião do Antenados no Futebol

Xerém é uma das principais virtudes do Fluminense em inúmeros aspectos. Historicamente, é um clube que forma e exporta talentos — mas em 2025, jovens da base como o próprio Riquelme Felipe sofrem para ter espaço. Os treinadores parecem optar por justificar os altos investimentos em contratações do que apostar naquilo que, costumeiramente, deu certo para o Flu em vários momentos.