Coritiba valoriza Maicon após temporada sólida

Peça central na engrenagem defensiva que recolocou o Coritiba na Série A, o zagueiro Maicon se reapresentou ao clube já de olho nos desafios da próxima temporada. Emprestado pelo Vasco, o defensor tem contrato válido até esta quarta-feira e chega embalado por um ano que marcou sua trajetória no futebol brasileiro.

A caminhada, porém, começou com obstáculos. Logo na estreia, uma lesão muscular atrasou sua sequência. A resposta veio com regularidade, liderança e números expressivos ao longo da Série B de 2025, coroada com acesso e título.

“O sentimento é de gratidão. Desde o início confiei no trabalho do clube, e o clube confiou em mim. Cumprimos nossa missão de levar o Coritiba de volta à Série A, onde o Coritiba e sua torcida têm que estar”, disse o zagueiro.

Ao todo, Maicon participou de 21 partidas sem sofrer gols, sendo um dos pilares da melhor defesa da competição. O desempenho também representou, em termos individuais, a melhor média de gols sofridos de sua carreira, reflexo de um sistema defensivo ajustado e eficiente.

Entrosamento defensivo como base do sucesso

Dentro desse cenário, o defensor fez questão de ressaltar a importância de Jacy, que chegou ao clube como volante e rapidamente foi deslocado para a zaga. A adaptação se mostrou decisiva para a consistência do setor.

“O Jacy chegou como volante, mas logo foi adaptado para a zaga. Foi um reforço perfeito. Tivemos um entrosamento muito rápido dentro de campo e, mesmo no período de folga e concentração, estávamos sempre juntos. A confiança de todo o sistema aumentou”, destacou.

Maicon jogador do Coritiba durante partida contra o Paysandu no estadio Curuzu pelo campeonato Brasileiro B 2025. Foto: Fernando Torres/AGIF

Com o retorno à elite confirmado, o Coritiba terá um calendário cheio em 2026, com Campeonato Paranaense, Copa do Brasil e Brasileirão. A estreia no Estadual será diante do Foz do Iguaçu, no dia 8 de janeiro, com a equipe sub-20, enquanto o elenco principal segue em preparação visando o início do Brasileirão, previsto para os dias 28 ou 29 de janeiro.

“A expectativa para os próximos anos é muito positiva. Eu espero, de coração, que esse acesso e esse título sejam os primeiros passos de um novo momento para o Coxa, que é um clube que já está marcado na minha história”, afirmou Maicon.

Opinião da redação do Antenados no Futebol

O desempenho de Maicon em 2025 justifica o reconhecimento interno no Coritiba. Regular, decisivo e com liderança silenciosa, o zagueiro foi um dos alicerces do acesso. A eventual permanência ou não passa por questões contratuais, mas o clube acerta ao valorizar o trabalho realizado e buscar continuidade em um setor que se mostrou confiável. Em um retorno à Série A que exigirá consistência desde o início, manter bases sólidas será fundamental.