O Botafogo não teve um início de temporada dos sonhos. Afinal, depois de se reforçar e manter boa parte do elenco do ano passado, o Fogão acabou sendo o único dos quatro grandes do Rio a não avançar para a semifinal do Campeonato Carioca. Além disso, ainda teve muita dificuldade para passar do Sergipe na primeira fase da Copa do Brasil e por pouco não foi eliminado.
Sobretudo, a equipe carioca busca crescer de rendimento para não passar sufoco no Campeonato Brasileiro de 2023. A princípio, o Fogão ainda está focado no estadual. Afinal, apesar de não ter se classificado para a semifinal do Cariocão, o Botafogo joga a Taça Rio, que é disputada pelo quinto ao oitavo colocado da primeira fase do torneio.
No primeiro jogo da semifinal da Taça Rio, o Botafogo empatou em 0 a 0 com a Portuguesa-RJ. Em suma, a conquista da competição é fundamental para a equipe comandada por Luís Castro, pois garante ao Alvinegro um lugar na próxima edição da Copa do Brasil.
Em entrevista à Radio Renascença, de Portugal, Luís Castro comentou sobre o início ruim do Botafogo nos primeiros jogos da temporada. Além disso, o comandante ainda falou a respeito da importância do campeonato estadual para as equipes do futebol brasileiro e se mostrou confiante para uma volta por cima do Fogão em 2023.
“Por muito que se diga que o estadual não tem a importância de uma Copa do Brasil, de uma Sul-Americana, de um Brasileirão, o certo é que atinge proporções de vivência muito forte e leva a algum desequilíbrio que pode pôr em causa o trabalho de uma pré-temporada. Mas nós treinadores temos a capacidade de endireitar as coisas e acho que vamos pôr a equipa no caminho certo”, disse Castro.
