STJD pune árbitros de São Paulo x Palmeiras
O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) puniu o árbitro Ramon Abatti Abel e o VAR Ilbert Estevam com uma suspensão de 40 dias. A decisão foi tomada em sessão realizada nesta quarta-feira (19).
A informação foi inicialmente divulgada pelo ‘Globo Esporte’ — Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam cometeram erros graves no clássico entre São Paulo e Palmeiras, vencido pela equipe alviverde por 3 a 2 no último dia 5 de outubro com muitas reclamações do lado tricolor.
Saiba os detalhes
Tanto Ramon Abatti Abel quanto Ilbert Estevam foram enquadrados no Artigo 259 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que prevê punição ao árbitro por “deixar de cumprir as regras da modalidade”.
A decisão do STJD foi tomada em primeira instância, ou seja, cabe recurso por parte da defesa dos árbitros. Dois dirigentes do São Paulo, Rui Costa e Carlos Belmonte, também foram julgados pelo pleno nesta quarta, mas foram apenas advertidos por fortes declarações direcionadas à arbitragem.
O gancho de 40 dias poderia ser ainda maior, visto que poderiam ser suspensos por até 120 dias. A decisão foi baseada pelos erros graves que aconteceram na partida — 20 dias de punição pelo pênalti não marcado a favor do São Paulo, quando o jogo ainda estava 2 a 0 para o Tricolor, e 10 dias para cada expulsão ignorada, no caso de Andreas Pereira e Gustavo Gómez.
A punição valerá a partir desta quinta-feira (20) — curiosamente, Ramon Abatti Abel está na escala da CBF nesta rodada, mas como assistente do VAR no jogo entre Santos e Mirassol pela 34ª rodada do Brasileirão.
Opinião do Antenados no Futebol
Erros graves como os do clássico entre São Paulo x Palmeiras precisam ser reconhecidos pelas entidades competentes e os responsáveis devidamente julgados. A suspensão de 40 dias não recupera os pontos perdidos pelo Tricolor em um jogo onde foi claramente prejudicado pela arbitragem.
