Rayan, do Vasco, em alta na Europa

O bom desempenho de Rayan no Vasco continua chamando a atenção na Europa. O jornal português A Bola o apelidou de “novo Hulk do futebol brasileiro” e revelou tentativas frustradas do FC Porto na compra do atacante.

Segundo o diário, o clube português fez uma abordagem ao Vasco para contratar Rayan no último verão europeu, mas os cariocas negaram as propostas. O FC Porto queria repetir a “fórmula de sucesso” de quando comprou Hulk, dirigido pelo técnico Andrés Villas-Boas, hoje presidente do clube.

Desde então, o atacante de 19 anos se valorizou. Mais valioso do elenco cruzmaltino, Rayan tem sido avaliado em 18 milhões de euros e alcançou a vice-artilharia do time no Brasileiro, com nove gols, atrás de Vegetti, que soma 12. A marca colocou o jovem na lista dos dez principais goleadores do campeonato.

Versátil e maduro

Na publicação, o jornal chama a atenção para a versatilidade de Rayan em campo: pode jogar pelas pontas, como segundo atacante ou centroavante. Destaca, ainda, a maturidade técnica e tática do jogador de 19 anos, que vem evoluindo nas jogadas de infiltração e finalizações dentro da área.

Contra o Vitória, Rayan marcou dois gols ao alcançar os melhores números da temporada em gols esperados e toques na área adversária. Isto evidencia uma melhora no aproveitamento e no posicionamento do atacante em campo.

RJ – RIO DE JANEIRO – 27/09/2025 – BRASILEIRO A 2025, VASCO X CRUZEIRO – Rayan jogador do Vasco durante partida contra o Cruzeiro no estadio Sao Januario pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Equilíbrio na força física

O jornal o compara a Hulk, que marcou época no FC Porto, devido à sua potência física e chutes poderosos. No entanto, ressaltam que a “versão” mostrada diante do Vitória trouxe uma lucidez e maturidade para o seu jogo.

“A energia e instinto continuam a ser armas valiosas — ninguém quer enfrentar Rayan quando ele está em modo Hulk zangado —, mas agora poderá ter descoberto o equilíbrio entre o ímpeto e a lucidez“, escreve o jornal.